sexta-feira, 23 de maio de 2014

Iconografia Musical: Conceitos, Resgate e Tratamento

Mini-Curso
Iconografia Musical: Conceitos, Resgate e Tratamento
28 a 30 de maio de 2014, das 14h às 17h
Sede do IGHB - Av. Joana Angélica-43 (Piedade)
71 3329 4463
Inscrição gratuita - ighbahia@gmail.com

Instrutores:
Prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco
Profa. Bel. Zeila Maria Machado

PROGRAMAÇÃO:
• Aula 1 (3 hs)
– Iconografia Musical: Definição, Fronteiras e Tipologias
– Técnicas de restauro iconográfico musical
• Aula 2 (3 hs)
– Catalogação de Iconografia Musical
– Processo de registro para restauro iconográfico
• Aula 3 (3 hs)
– Processo de restauro iconográfico
– Propostas técnicas e estratégicas patrimoniais

Público-alvo: Profissionais, Pesquisadores, Docentes e Técnicos interessados em atualizar conhecimentos relativos a identificação, tratamento, catalogação, restauro e preservação de Iconografia em geral e mais específicamente de Iconografia Musical

Prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco
Musicólogo, compositor e Professor Associado I da Universidade Federal da Bahia, em Salvador (Bahia, Brasil), onde também se doutorou em 2003, é uma personalidade ativa na pesquisa da música brasileira, sendo iniciador de muitos projetos de alcance nacional relativos à música, incluindo o estabelecimento do Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil (RIdIM-Brasil, do qual ele é atualmente o presidente) e do capítulo brasileiro do Répertoire International des Sources Musicales (RISM-Brasil). Além de ser um compositor ativo ele tem amplamente publicado sobre a música brasileira e a iconografia da música.

Profa. Bel. Zeila Maria Machado
Bacharel em Artes Plásticas pela UFBA - Restauradora de bens móveis, é uma especialista em azulejaria e embrechamento. Foi contratada pelo IPHAN para fazer parte de uma ação, nos estados de Alagoas e Sergipe, cujos objetivos é levantar o acervo de azulejos históricos.
No início de 2008, restaurou a azulejaria das cúpulas das torres da Igreja de N. Sra. da Corrente de Penedo. Machado é autora de um Manual Técnico de restauração desse tipo de Patrimônio publicado pelo IPHAN.

Imagem - http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/31/Causa_nostrae_laetitiae_-_Convento_de_S_Francisco_-_Salvador.jpg



Fonte: IGHB Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...