sexta-feira, 23 de maio de 2014

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco reabre com investimento do Governo SP

Símbolo histórico de São Paulo passará a receber fiéis a partir deste sábado, 24
Com o objetivo de preservar a história de São Paulo, a Secretaria da Cultura, em parceria com a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, restaurou a Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco, que pertence à Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência.

"[A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis] retrata bem a história de São Paulo e tem grande valor histórico e cultural", disse o governador Geraldo Alckmin durante a inauguração.

A igreja foi tombada como patrimônio histórico de São Paulo em 1982 e é considerada uma das mais importantes obras do século XVIII. A construção original foi feita em estilo barroco-rococó, com o projeto arquitetônico assinado por Frei Galvão. "Uma igreja do século XVIII, projetada e construída pelo Frei Galvão, outro franciscano que também é santo. É uma benção para São Paulo ter uma igreja dedicada a um santo, construída por outro santo ligado à cultura e à história paulista", disse Alckmin.

Foram investidos R$ 12,5 milhões para a restauração do templo que estava fechado desde 2007. Na primeira fase de restauro foram feitas intervenções no telhado, substituição da estrutura de madeira da cobertura e dos pisos no pavimento superior por uma de aço, além de novas coberturas de vidro e a instalações de galeria superior e no térreo.

A conservação e restauro dos revestimentos das paredes foram realizadas na segunda fase da obra, juntamente com a consolidação das pinturas decorativas, esquadrias, restauro do barrado da nave e transepto, recomposição estrutural e montagens dos altares, forros da Nave, Capela-Mor, da Sala do Jazigo e das capelas de Nossa Senhora da Conceição e São Miguel.

A restauração contou ainda com intervenções no coro, escadas de madeira remanescentes, mobiliários de culto e vitrais do paravento. Também foram inseridos elementos novos e contemporâneos, como as escadas metálicas, bancos externos e a citada cobertura de vidro do recuo lateral. A Secretaria da Cultura também implantará sistema de segurança, acessibilidade e adaptação de banheiros, instalação de elevador e sonorização.









Do Portal do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...