sexta-feira, 2 de maio de 2014

Museu de Arte Sacra apresenta exposição sobre bordados litúrgicos


A 12ª Semana Internacional dos Museus será comemorada com um grande evento em Teresina. O Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório, mantido pela prefeitura através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, vai realizar uma exposição de bordados litúrgicos. Ela vai acontecer de 12 a 18 de maio.

A exposição vai mostrar vários tipos de bordados que ornamentaram as vestes sacerdotais, as casulas de bispos de Teresina e os paramentos de altar do culto litúrgico no século XX, contando com peças do Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório, da Arquidiocese de Teresina e de algumas igrejas da capital. O evento ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Economia Solidária.

O Museu de Arte Sacra também está promovendo um mini-curso gratuito de bordado, com pontos diversos, fazendo interagir os trabalhos de algumas das atuais bordadeiras de Teresina com os bordados litúrgicos realizados por bordadeiras do passado. Para a realização deste mini-curso, ministrado pela professora de bordado, Lúcia de Fátima, que acontecerá no período de 05 a 16 de maio, das 14 às 18 horas, o museu conta com a parceria da Fundação Wall Ferraz.

As inscrições já estão abertas para as 15 vagas disponíveis e podem ser feitas pelo telefone 3226-4025 ou pelo e-mail: museudeartesacra.teresina@hotmail.com. Ou, ainda, no próprio Museu Municipal de Arte Sacra D. Paulo Libório, na Rua Olavo Bilac, 1481 – Centro-Sul (esquina com rua 24 de janeiro), de segunda a sexta-feira, no horário de 09 às 16 horas.

BORDADOS8.jpg
DSC_0482.JPG
DSC_0490.JPG

No sábado, 17 de maio, véspera do Dia Internacional dos Museus, bordadeiras de Teresina que se dedicam ao bordado litúrgico estarão presentes no Museu de Arte Sacra, contando suas experiências nesse trabalho e confraternizando com os integrantes do curso de bordado e, também, com os visitantes que queiram participar desse encontro.
 
Por: Ricardo Caetano
Fonte: 180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...