quarta-feira, 21 de maio de 2014

O PERÍODO PRÉ-CLÁSSICO - Orquestra Arte Barroca


25/05/14, Domingo, 19h45.
Capela da PUC – Série Sacra Música
Rua Monte Alegre, 948, Perdizes, São Paulo - SP
Contato do local: 11 3862 2498
Grátis
Lotação: 180

07/06/14, Sábado, 20h.
FAU Maranhão – FAU em Concerto.
Rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo - SP
Contato do local: 11 3091 4801
Entrada e estacionamento grátis
Lotação: 110


O PERÍODO PRÉ-CLÁSSICO

Orquestra Arte Barroca

"Formada em 2007 por Paulo Henes, a Orquestra Arte Barroca tem como proposta interpretar o repertório camerístico e orquestral dos séculos XVII e XVIII. com entusiasmo, estudo e idealismo, procura aperfeiçoar sua interpretação orientando-se pelo estudo de tratados de época do período Barroco, por meio de elementos estilísticos, históricos e biográficos. Busca também uma sonoridade diferenciada utilizando-se de cópias de instrumentos barrocos usados nas orquestras daquele período. Além de violinos e violas, usa outros instrumentos que compunham o baixo contínuo, tais como violoncelo, fagote, contrabaixo, guitarra barroca, teorba e cravo. Sua pesquisa de repertório em bibliotecas da Europa e em sites especializados procura trazer ao público obras de compositores menos conhecidos e de execução ainda inédita".

Paulo Henes – Spalla e Diretor Artístico
Pedro Ribeiro – flauta doce
Renan Vitoriano, Beatriz Ribeiro, Marcelo Eduardo Borges, Veridiana Oliveira, Mariana Ribeiro e Igor Dutra da Silva– violinos
Mauro Viana e Jônatas Rodrigues Reis – violas
Pedro Beviláqua – violoncelo
Gilberto Chacur – contrabaixo
Luis Antonio Ramoska - fagote
Fernando Cardoso – cravo

Paulo Henes
Iniciou seus estudos com Alberto Jaffé e posteriormente com Klaus Wustof, Paulo Bosisio e Edson Queiroz. Formou-se pela UNESP em Bacharelado em Violino na classe de Airton Pinto. Iniciou suas atividades com o violino barroco em 1998, sob a orientação do professor Luís Otávio Santos. Desde então já participou do Festival Internacional de Música Antiga de Juiz de Fora, do Curso de Música Barroca de Curitiba e do Curso de Música Barroca de Mateus em Portugal. Participou de máster- classes no Brasil e no exterior com Sigiswald Kuijken, Manfredo Kraemer, Adrian Chamorro, Marino Lagomarsino, Giuliano Carmingnolla e Vera Beths.

Sinopse
Neste programa, O PERÍODO PRÉ-CLÁSSICO, a Orquestra Arte Barroca apresenta um repertório dedicado aos compositores que levam ao estilo "clássico" de Haydn, Mozart, etc.

O PERÍODO PRÉ-CLÁSSICO
Alguns compositores, devido a seu espírito inquieto e genialidade, sempre a frente de sua época, compunham de uma maneira que conjugava a herança recebida do passado com suas próprias ideias, buscando, experimentando tendências que ainda não estavam consolidadas. A Orquestra Arte Barroca irá explorar alguns desses compositores que, na primeira metade do século XVIII, fizeram a transição do estilo barroco tardio ao classicismo de Haydn e Mozart.

Compositor alemão, contemporâneo de Bach, amigo de Telemann, Johann Friedrich Fasch viveu grande parte de sua vida na cidade de Zerbst. Hugo Riemann, musicólogo alemão, compositor e professor, reconheceu Fasch como um dos inovadores mais importantes do período de transição entre Bach e Haydn, que criou a música inteiramente instrumental e deslocou escrita em forma de fuga com estilo moderno "temático". Fazendo a síntese de estilos barroco e clássico, com um aumento gradual nos elementos "modernos". Suas obras são de grande originalidade, e contribuem para a criação de um vocabulário musical muito semelhante ao do Classicismo.

Nascido em Milão, cidade onde passou toda a sua vida, Giovanni Battista Sammartini exerceu um papel fundamental na formação do modelo clássico. Ele foi um dos compositores mais avançados e experimentais do início do período clássico , e o primeiro grande mestre da sinfonia, preservando a sua originalidade, sem se deixar influenciar pelas escolas de Viena e Mannheim. Sua música transcendeu as fronteiras de sua cidade, sendo executada, por ex., em Paris, Londres e Vienna. Inicialmente suas composições mostram uma mistura de estilos entre o Barroco e o Classicismo, que posteriormente se desenvolvem para o Classicismo. Sammartini compôs algumas das primeiras sinfonias. Algumas de suas obras antecipam a instrumentação da Sinfonia Concertante e, em sua velhice, compôs alguns dos primeiros quartetos de cordas.

O compositor austríaco Ignaz Holzbauer contribuiu de forma significativa para a vida musical do século 18 em Mannheim, onde foi Kapellmeister na corte eleitoral famoso por 25 anos, e em Viena. Fux, importante compositor e teórico do Barroco, declarou-o um gênio, após um encontro com o mesmo, e recomenda a Holzbauer que viaje à Itália para refinar seu conhecimento musical. Sua obra mais famosa, a ópera Günther von Schwarzburg é elogiada por Mozart, e sua influência pode ser ouvida em seu Idomeneo. Sua música incorpora o contraponto de Fux assim como um estilo operístico italiano.

Filho de Johann Sebastian Bach e Anna Magdalena Bach, Johann Christoph Friedrich Bach é conhecido como o “Bückeburg Bach”, cidade onde foi nomeado cravista pelo Conde Wilhelm de Schaumburg-Lippe,. Recebeu seus primeiros ensinamentos musicais de seu pai. Com a sua predisposição para o uso de modelos existentes, suas extensas revisões e seu gosto pela experimentação, Bach mostrou em suas composições diversas tendências aparentemente contraditórias. Seu pai lhe tinha dado uma base sólida no teclado e órgão e nos rudimentos da composição, mas, quando ele se mudou para Bückeburg ele se viu em um mundo totalmente diferente. Como resultado, ele foi obrigado a se adaptar a novos princípios estilísticos, estudá-los por conta própria com modelos concretos. Suas composições são notáveis ​​por uma vontade de experimentar, voltando-se para novos gêneros, mesmo nos últimos anos de sua vida.
Gilberto Chacur
O período pré clássico
JOHANN FRIEDRICH FASCH (1688 – 1758)
SINFONIA em Sol Maior
I – Allegro
II – Andante
III – Alla breve
IV - Presto

GIOVANNI BATTISTA SAMMARTINI (1700 – 1775)
CONCERTO para flauta doce e cordas em Fá Maior
I - Allegro
II - Untitled
III - Allegro Assai

IGNAZ HOLZBAUER (1711 – 1783)
SINFONIA em ré menor
I – Allegro
II – Adagio – Fuga – Adagio
III - Allegro

JOHANN CHRISTOPH FRIEDRICH BACH (1732 -1795)
SINFONIA em ré menor
I - Allegro
II - Andante amoroso
III - Allegro assai

Duração : 60 min
Classificação indicativa livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...