sábado, 7 de junho de 2014

FAOP lança o edital do processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro


 A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP torna público o edital para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA para o segundo semestre de 2014, onde 20 vagas são oferecidas.

Com a finalidade de formar profissionais técnicos capacitados para analisar, diagnosticar e intervir em bens culturais móveis, o curso possui grade curricular total de 1552 horas e seu processo de ensino aprendizagem alia fundamentação teórica e o trabalho prático para a formação completa dos discentes.

Reconhecido pelo Ministério da Educação | MEC, o curso, com 90% de seus alunos formados inseridos no mercado de trabalho, possui estrutura sólida e conta com um qualificado corpo docente composto por 19 professores e ateliês equipados que trabalham com acervos de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.

No primeiro momento do curso, o aluno entra em contato com as teorias de História da Arte, disciplina essencial para a formação crítica-analítica dos alunos, pois estuda a arte e suas manifestações através do tempo, estabelecendo a sua periodização e salienta as suas características artísticas, fornecendo, assim, a capacidade de reflexão dos alunos sobre a obra a ser trabalhada, permitindo a análise de sua estética, seu estilo e sua importância histórico-social.

Outra disciplina essencial estudada neste primeiro momento do curso é o Barroco, principal manifestação artística praticada nas colônias portuguesas no século XVII, sendo assim, uma estética prevalecente no acervo trabalhado nos ateliês do Núcleo de Conservação e Restauração.

No segundo momento do curso, o aluno adquire conhecimentos práticos de intervenções físicas e químicas, como remoção de camadas de pintura, reintelamento, reforço de borda, ilusionismo de douramento com pontilhismo entre outros e inicia os trabalhos em simulados, aplicando os conhecimentos assimilados.

Após o processo de aprendizagem técnica, o aluno vai para a etapa final do curso, realizando intervenções em obras por meio de análise, estudo de caso e intervenção física e química. Com a realização desses processos na aprendizagem, o curso garante uma formação de técnicos restauradores de excelência.

As inscrições para o processo seletivo, no valor de R$50,00, acontecem pelo site da FAOP de 9 de junho a 14 de julho. As provas serão realizadas no dia 19 de julho, sábado, das 9h às 12h, em local a ser informado até o dia 17 de julho. Para se inscrever, os interessados devem ter concluído ou estar cursando o 2° ano do ensino médio.

O exame de seleção se realizará por meio de questões objetivas de língua portuguesa, química e pela elaboração de uma redação dissertativa, conhecimentos básicos necessários para realizar o curso,

As aulas serão ministradas no período matutino e aos sábados, com possibilidade de aulas extras à tarde. As aulas tem início no dia  18 de agosto de 2014. O curso terá mensalidade de R$300,00.

Fonte: FAOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...