terça-feira, 24 de junho de 2014

INVENIRE: REVISTA DE BENS CULTURAIS DA IGREJA



Publicação semestral do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, aposta na difusão de projectos de salvaguarda e intervenções de valorização, mas também na divulgação de estudos inéditos, propostas de interpretação actuais e obras pouco conhecidas do público em geral. Dedicada a informar sobre o património cultural, documental e artístico da Igreja Católica em Portugal, promove a articulação entre temas da actualidade, numa vertente informativa, e estudos de natureza científica, baseados em investigações originais.

Iniciativas de grande qualidade, dirigidas por especialistas e consolidadas por técnicos habilitados, são cada vez mais uma realidade. Com um desempenho exigente, várias são as dioceses que apostam, substantivamente, nos Bens Culturais da Igreja, como área estruturante, para uma pastoral alargada à sociedade. Como nunca, se evidenciou um desejo tão claro de valorização e consolidação de projectos, através de exposições, intervenções qualificadas, publicação de catálogos e monografias criteriosas. Muitas destas actividades esmorecem, todavia, por falta de divulgação. Nesta imensa tarefa de valorização e credibilização dos Bens Culturais da Igreja, INVENIRE pretende, também estimular a aplicação de boas práticas entre dioceses.

Com mais de três dezenas de estudos de investigação histórica-artística publicados, artigos temáticos ou de opinião e inúmeros projectos diocesanos de Bens Culturais, especial menção deve ser feita à colaboração dos diversos autores, com particular destaque no panorama da historiografia nacional, mas também de profissionais experimentados, nomeadamente no campo do património cultural português, assim como dos diversos agentes diocesanos, com intervenção modelar, no âmbito dos Bens Culturais da Igreja.
 
 
Visite o site da Revista Invenire em www.revistainvenire.pt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...