terça-feira, 1 de julho de 2014

Abadia na Alemanha se torna o 39º patrimônio da Unesco

Monastério beneditino foi importante centro político e religioso na Idade Média. Desde 1999, o espaço esperava o reconhecimento da Unesco.

alemanhaabadiacorveyflickrAbadia foi construída por monges beneditinos nas margens do rio Weser no ano de 822. Foto: Flickr
A Alemanha ganhou mais um Patrimônio Cultural da Humanidade. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) concedeu neste sábado (21/06) o título à Abadia Imperial de Corvey, localizada na cidade de Höxter, no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália.
A abadia foi construída por monges beneditinos nas margens do rio Weser no ano de 822, sob a proteção do rei Luís, o Piedoso, seguindo o desejo de seu pai, Carlos Magno. Catorze anos após a fundação do monastério, as relíquias de São Vito foram transferidas de Paris para Corvey.
Com a construção da abadia, a dinastia carolíngia quis assegurar o poder sobre a região saxônica recém-conquistada e a partir daí promover o Cristianismo.
No século 10, o monastério floresceu como um dos principais centros políticos e religiosos da Francônia. Com o passar dos anos, a abadia perdeu importância e, após a secularização, em 1794, passou a ser propriedade dos duques de Ratibor.
Durante a Idade Média, Corvey possuía manuscritos valiosos, mas com o passar dos anos eles foram se perdendo em incêndios e saques. A atual biblioteca do complexo foi construída no século 19 e possui 75 mil livros.
Desde 1999, a Abadia Imperial de Corvey estava na lista alemã da Unesco para se avaliada pela comissão que seleciona os patrimônios culturais da humanidade.
No mundo existem quase mil Patrimônios Culturais da Humanidade, Corvey é 39º da Alemanha. O país possui outras atrações na lista de espera da Unesco, como o castelo de Heidelberg e a Speicherstadt, em Hamburgo.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...