sábado, 12 de julho de 2014

Presbitério é encontrado em Matriz de Ritápolis

Por Gazeta de São João del-Rei em 05/07/2014

Reformas no Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia, em Ritápolis, revelaram um presbitério feito em pedra granito que provavelmente data do século XVIII. As modificações na estrutura da Matriz da Paróquia, localizada no centro da cidade, começaram no dia 5 de junho e podem reviver a identidade barroca do templo.
Presbitério é o local onde se encontra o altar e de onde os padres celebram a missa - Foto: Divulgação
Presbitério é o local onde se encontra o altar e de onde os padres celebram a missa – Foto: Divulgação
Além da troca do assoalho que revelou parte da antiga estrutura da igreja, o telhado, fiação e algumas outras partes receberão melhorias que, segundo provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento, Otávio Augusto de Oliveira Vieira, devem ficar prontas até os meses de novembro e dezembro ainda deste ano. “A principio nós tínhamos a ideia de reformar apenas o telhado e a parte elétrica do Santuário, pois esses já vinham apresentando problemas. No telhado a infiltração e as goteiras já comprometem uma das paredes do local, além da própria madeira que o sustenta”, explicou Vieira. E completou: “A parte elétrica é um caso a parte. Nós tínhamos observado que, durantes os anos, houve um acréscimo muito grande nela, sobrecarregando-a e o que quase já causou um incêndio no passado”, disse.
As obras de melhoria do Santuário já iniciaram e nesta semana foram os 700m² de telhado que começaram a ser reformados. Vieira contou que a expectativa é que até setembro essa parte já esteja pronta e que o orçamento deste serviço ficou em mais de R$50 mil. “Estamos com a estimativa de que a reforma geral fique em torno de R$200 mil, mas pode ser um pouco mais, ou menos. Por enquanto a reforma está sendo feita com recursos próprios, mas com certeza nós iremos procurar outros recursos, talvez com a Secretaria de Cultura, mas isso demanda muito planejamento”, ressaltou o provedor da irmandade.
Ele ainda pediu a compreensão da população e reforçou a necessidade da reestruturação da matriz. “A reforma é necessária, pois já observamos alguns problemas. O risco de incêndio, por exemplo, em uma igreja tão antiga quanto essa, é grande e isso quase já aconteceu no passado. Queremos fazer uma reforma moderna e restaurar algumas parte da igreja como os altares e o presbitério recuperando a identidade de nossa igreja”, completou.
Presbitério
Local onde se encontram o altar e de onde os padres celebram a missa, o presbitério, é parte importante da estrutura de uma igreja. E foi durante as reformas do Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia, em Ritápolis, que este item foi encontrado intacto sob o piso de mármore branco. “Nossa expectativa era encontrar alguma coisa, mas não sabíamos o que iríamos encontrar. Eu mesmo estava um pouco cético quanto a isso, mas encontramos o presbitério e a escadaria originais da igreja, ambos feitos em granito e praticamente intactos.
Não temos um registro que comprove a data exata, mas supomos que ele tenha sido construído no século XVIII”, ressaltou Vieira.
E completou: “O mármore branco que cobria o chão e descaracterizava o Santuário foi colocado durante a década de 80 e, agora, estamos retirando-o para restaurar o piso com tábuas corridas, da mesma forma que na construção original”, disse. Assim como a pintura original do altar mor e dos altares laterais foram restaurados há 14 anos, o presbitério será recuperado e a pia batismal irá retornar para o seu local de origem. “Nós estamos fazendo essa reforma pra recuperar um pouco da identidade da igreja. Infelizmente não vamos conseguir isso por completo, pois muitas coisas foram perdidas e vários objetos sagrados foram vendidos pelos párocos anteriores ou então foram roubados”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...