terça-feira, 8 de julho de 2014

Presépios do mundo expostos em Fátima

Estão expostos, desde o início de maio até final de outubro, no salão paroquial de Fátima, 300 presépios originários de vários países do mundo.
A iniciativa, da paróquia de Fátima, insere-se no biénio pastoral diocesano dedicado à família. “Sendo a família de Nazaré o paradigma e exemplo para todas as famílias, pensámos em fazer uma exposição com presépios, onde se destacam Jesus, Maria e José”, refere o padre Rui Marto, pároco de Fátima.
Os presépios expostos são feitos dos mais variados materiais: barro, porcelana, vidro, madeira, ferro, cobre, chumbo e até miolo de figueira e fazem parte da coleção de Fernando Canha da Silva, major general do Exército reformado. Demonstrando a universalidade do nascimento de Jesus, as representações provêm dos cinco continentes, de países como: Rússia, Iraque, Perú, Congo e Timor. “Com estes presépios, nós encontramos uma arte do mundo inteiro e expressões de fé e de profundidade cristã”, refere o pároco.
Desde a inauguração, cerca de mil visitantes já apreciaram as obras expostas. “Caso nos seja pedido um outro acompanhamento à exposição, sobretudo a grupos, há essa possibilidade”, garante. A exposição pode ser vista, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00. 
Algumas das matérias primas utilizadas:
Portugal: linho, barro
Inglaterra: porcelana
Holanda: resina
Bósnia: folha de bronze
Jerusalém/Palestina: oliveira, madrepérola
Vietname: esferovite, papel de revista
Japão: madeira pintada
Brasil: cabaças, látex (árvore da borracha)
Chile: crina de cavalo
Peru: pintura a óleo
Austrália: madeira de sassafraz

Diogo Carvalho Alves | PRESENTE

Fonte: Diocese de Leiria-Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...