segunda-feira, 14 de julho de 2014

Restauro: questões de cor, por Mateus Rosada

Reprodução
Reprodução
A preocupação com o patrimônio histórico e o legado deixado por gerações anteriores à nossa tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas.
Isso se deu por conta de várias destruições de obras do passado levadas a cabo em nome do progresso. Mudanças bruscas na paisagem urbana levaram a um interesse maior sobre os monumentos, obras de arte e de arquitetura que são testemunhos da história.
Quais são os elementos que nos definem? Quais são os elementos artísticos que nos são característicos? De que cores vestimos nossas casas e nossas cidades?
Daí a crescente necessidade de recuperação dessas obras e consequentemente, a maior quantidade e visibilidade das obras de restauro. Ao mesmo tempo, essa chamada “era da informação” em que vivemos,  que se utiliza cada vez mais do visual,  valoriza crescentemente o papel da cor em todos os aspectos de nossas vidas.
Assim, este trabalho busca refletir um pouco sobre a disciplina de restauro e as questões inerentes à cor e suas derivações que se colocam nos processos de recuperação do espaço construído, analisando, posteriormente os casos de restauração de três coloridas igrejas barrocas no Estado de São Paulo.
Acesse aqui a publicação na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...