quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Escavação no Museu de Arte Sacra revela aspectos da história de Paraty

Como parte da intervenção física em curso na instituição desde o início deste ano, o Museu de Arte Sacra de Paraty, no Rio de Janeiro (RJ), tem recebido serviços especializados de arqueologia destinados a identificar resquícios históricos da antiga Igreja de Santa Rita que abriga o museu.

As escavações arqueológicas realizadas pela empresa BMJ – através das arqueólogas Jeanne Cordeiro de Oliveira e Maria Alice Táboas, do Laboratório de Arqueologia Brasileira – já identificaram antigos alicerces e ossadas que revelam aspectos da história do prédio e da cidade de Paraty, cujo núcleo inicial está situando entre o final do século XV (1500) e meados do século XVI (1540-1560).
Escavações em Paraty: atividade arqueológica acontece devido a obras no Museu De Arte Sacra na cidade
As descobertas confirmam informações contidas em documento encontrado pelo arquiteto e museólogo Julio Cezar Neto Dantas, atual diretor do Museu de Arte Sacra de Paraty e do Museu Forte Defensor Perpétuo, na mesma cidade, no qual a Irmandade de Santa Rita da Villa de Paraty, que se reunia na igreja, pede licença para construir jazigos fora do templo católico “para sepultar seos Irmãos”, conforme o documento original.
A Irmandade, que construiu a Igreja de Santa Rita, em 1722, foi fundada por homens pardos libertos do antigo distrito de Paraty, que além de realizar no local cerimônias religiosas, possuíam o direito de ser enterrados no cemitério da Irmandade, existente até hoje ao lado do templo.
Outras feiçõesOs alicerces encontrados nas escavações também confirmam outras feições arquitetônicas que a igreja possuía na época da construção original, quando o templo não dispunha de torre nem columbário (câmara sepulcral).
Uma representação visual da igreja com essas características pode ser observada numa aquarela do século XIX feita pelo naturalista Jean-Baptiste Debret, na qual se registra a Baía de Paraty .
As escavações na área do Museu de Arte Sacra de Paraty deverão ser concluídas no mês de setembro. Além delas, a intervenção inclui reforma do telhado e a atualização das redes lógica (telefonia), elétrica e de segurança do prédio, a recuperação da fachada externa da igreja, da nave e da torre sineira, com reparo de todo o reboco e pintura.
O Programa de Requalificação dos Museus do Ibram prevê ainda a realização futura de escavações arqueológicas no alto do Morro da Vila Velha, onde está situado o Museu Forte Defensor Perpétuo. O local é considerado o núcleo fundacional da cidade de Paraty.
Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação Museu de Arte Sacra de Paraty
Fonte: Instituto Brasileiro de Museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...