segunda-feira, 8 de setembro de 2014

IGREJA DA SÉ E MUSEU DE ARTE SACRA NOVOS EM FOLHA

Por Anderson Corrêa

São Luís receberá dois grandes presentes nesta quarta-feira, 10: a entrega da Catedral de Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé), que passou por reforma nos últimos meses, e o novo Museu de Arte Sacra, que funcionará no andar superior do Palácio Arquiepiscopal, na Praça Dom Pedro II. Após 11 meses de trabalho, os dois espaços tombados pelo patrimônio histórico serão entregues à população completamente restaurados.


Igreja da Sé / Foto: Governo do Estado

A obra integra o plano de restauração de equipamentos culturais do estado através do PAC Cidades Históricas, com investimento de R$ 6 milhões somente para este projeto, que envolvia desde reparo nas instalações físicas, bem como o restauro de obras e pacas históricas. Somente para o altar-mor, construído em estilo nacional português e tombado pelo Iphan em 1940, foram gastos mais de R$ 600 mil apenas em ouro 22 quilates, importado da Itália, para trazer a cor original de volta, pois o estado de degradação da obra, que tem importância impar para a história e a arte do Brasil, já estava avançado.

Conheça a história da Igreja da Sé, em São Luís.

O altar-mor constitui um das melhores obras de talha existentes em São Luís. Datado de 1699, ele foi pensado pelo padre Felipe Bettendorf e talhado pelo português Manoel Mansos. O altar-mor constitui um das melhores obras de talha existentes em São Luís, todo construído em madeira policromada, com 10m de altura, 7,5m de largura e 3,1m de profundidade. O altar foi completamente higienizado para a retirada de cupins e qualquer outro inseto. Ele recebeu uma iluminação artística e todas as imagens foram restauradas.

Museu – Outra novidade no conjunto arquitetônico é a instalação do Museu de Arte Sacra no Palácio Arquiepiscopal. O museu funcionava anteriormente em prédio anexo ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão e agora será reinaugurado com uma exposição mais contextualizada e atrativa. Todas as peças do acervo foram restauradas e receberam verbetes informativos que deixará a visitação mais completa. A exposição está dividida em 13 salas que contam também um pouco da história religiosa e sua importância na construção do Maranhão.

Ao todo 400 peças serão expostas. As obras têm proteção total, sendo cobertas com cúpulas de vidro temperado à prova de balas, ou ficando por trás de vitrines. Um elevador também foi instalado no local para garantir a acessibilidade. O espaço foi cedido pela igreja por 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...