quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Iphan aprova projeto arquitetônico da Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco (MG)

Graças aos recursos assegurados pela Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco e à aprovação do projeto arquitetônico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Matriz de Santo Antônio será integralmente restaurada.

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Após intenso trabalho para aprovação do projeto arquitetônico da Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Associação Amigos da Cultura garante recursos para conclusão integral das obras de restauração da igreja Matriz de Santo Antônio. O projeto foi analisado por técnicos e arquitetos do Iphan e sua aprovação ocorreu em agosto deste ano. Por se tratar de um patrimônio cultural tombado e registrado no Livro de Tombo de Belas Artes desde 1949, a Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco tem relevância para a cultura e para as artes brasileiras. Por isso as intervenções realizadas no monumento passam por uma criteriosa análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
77080_563064613710742_810904455_nO projeto arquitetônico para a restauração da Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco foi elaborado pelas arquitetas Bárbara Helena Carmo e Laís Reis. De acordo com a arquiteta Bárbara Helena Carmo, foram feitas algumas observações pelo Iphan no que se refere ao tipo da pintura que será utilizada na parte externa do monumento, além da especificação da manta que vai cobrir o telhado da Matriz. “Acredito que a associação esteja cumprindo bem o seu papel, seja na captação de recursos para a restauração, seja no acompanhamento do processo de elaboração e aprovação dos projetos”, analisa Bárbara Helena.
Restauração dos elementos artísticos está na fase final
59380_563064590377411_1840786340_nParalelamente à implementação dos projetos de iluminação e de combate a incêndio, também está sendo realizada a restauração dos elementos artísticos da Matriz que incluem o restauro de peças sacras, dos oratórios e das portas e janelas do templo religioso. Segundo o restaurador Gilson Felipe, as intervenções realizadas foram importantes porque muitos elementos artísticos estavam comprometidos devido à ação do tempo e também ao acúmulo de sujeira nas partes que dificultam o acesso para o processo de higienização realizado pelos restauradores. “O forro da capela-mor tinha muita sujidade sobre o suporte, já o forro da nave estava em descolamento generalizado e isso chegou a ocasionar perdas importantes na policromia”, afirma o especialista que destaca também a qualidade do trabalho executado. “Considero que o resultado foi muito bom e visível. Se observarmos as telas da capela-mor, antes da restauração não podíamos ver os traços das figuras representadas na Santa Ceia e nas Bodas de Canaã. As camadas de vernizes oxidados impediam isso. Após a complementação dos trabalhos de restauro, o conjunto dos elementos artísticos ficará maravilhoso principalmente porque o templo tem no seu interior um conjunto de retábulos dourados com uma talha de excelente qualidade”, explica Gilson. O projeto de restauração da Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco está sendo executado pela Associação Amigos da Cultura e conta com apoio das Leis de Incentivo à Cultura. O BNDES e a CEMIG são patrocinadores dessa ação cultural.
182309_563064843710719_9473357_n
77080_563064613710742_810904455_n(1)Por Everlan Stutz
Fonte: Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...