segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Museu da Música de Itu abre mostra sobre o compositor Robert Godding

Exposição pode ser conferida até maio de 2015.
Acervo/Museu da Música
Foto
Godding nasceu em Londres, em 1905, e veio ao Brasil em 1919 para ingressar na Companhia de Jesus
A partir de 24 de setembro o Museu da Música – Itu abre as portas para a pequena mostra cultural “Robert Godding, um jesuíta músico em Itu”, que revela a atuação do compositor inglês que viveu em Itu por vinte anos e atuou na música sacra local.
Godding nasceu em Londres, em 1905, e veio ao Brasil em 1919 para ingressar na Companhia de Jesus. Ordenado padre, em 1934, lecionou música em diversos colégios jesuítas, com destaque para o São Luís, em São Paulo. Foi também missionário rural em Anchieta (ES).
No ano de 1948 e entre 1959 e 78 viveu em Itu, na igreja do Bom Jesus, servindo como liderança cultural e espiritual. Nessa igreja foi também organista, regente do coro, que já contava com um importante repertório de música sacra europeia e recebe também as obras de sua composição.
Em Itu Godding fundou o programa radiofônico “A Hora Mariana”, que funcionou por mais de 50 anos na Rádio Convenção de Itu, além de lecionar Cultura Religiosa na Escola Regente Feijó. Faleceu em Itu, em 1978, e está enterrado no cemitério municipal.
Uma publicação sobre sua vida e obra será lançada pelo Museu da Música em outubro, também comemorativa do bicentenário de refundação da Companhia de Jesus. A mostra, que fica aberta até maio de 2015, traz instrumentos musicais e a coleção de discos, com os quais o compositor promoveu centenas de encontros, para revelar a música erudita aos jovens de Itu.
É a primeira mostra do Museu da Música a oferecer um folheto informativo bilíngue para os visitantes levarem consigo. A mostra conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu, da Escola Prima – Primeira Infância (Salto) e da empresa Eureka Eletromecânica.

O Museu da Música – Itu está aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e fica localizada na Rua Floriano Peixoto, nº 480, no Centro. 

Fonte: ITU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...