sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Sabará (MG) – Moradores fazem protesto contra paralisação de reforma de igreja

Matriz de Nossa Senhora da Assunção da Lapa fica em distrito de Sabará. Motivo seria a falta de recursos para continuar a obra.

5eabbd0d366e37ec28e9468da77cb3bb84bf9c73Moradores fizeram, nesta quarta-feira (24), um protesto contra a paralisação da reforma da Matriz de Nossa Senhora da Assunção da Lapa, no distrito de Ravena, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O motivo para a interrupção dos serviços seria a falta de recursos para continuar a obra.
A igreja do século XVIII é patrimônio histórico de Minas Gerais e possui obras de Francisco Vieira Servas, contemporâneo de Aleijadinho. O aviso de que a obra de restauração seria suspensa pegou os moradores e a equipe técnica de surpresa.
Os problemas na matriz começaram, em 2003, depois que o Corpo de Bombeiros interditou a igreja por causa de falhas na instalação elétrica. Após reparos provisórios, ela foi reaberta e, em 2009, voltou a ser interditada pelo Ministério Público por risco de desabamento. Um ano depois, começou o processo de restauração e, até agora, foram gastos cerca de R$ 1,8 milhão.
Os restauradores estão preocupados agora com a estrutura da igreja, já que eles disseram ter recebido uma ordem do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) de retirar todo escoramento do arco central que, segundo eles, está sustentando a matriz.
Segundo o Iepha, a reforma da igreja foi dividida em etapas e só haverá dinheiro para continuar a restauração no ano que vem. O instituto informou também que está finalizando um projeto para a estabilização da estrutura, após a retirada das escoras e que não há risco imediato de desabamento.
Fonte: G1 MG/Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...