sábado, 13 de setembro de 2014

Tiradentes recebe o Museu de Sant’Ana, local onde a arte, a história e a fé se encontram

Angela-Gutierrez-maisummuseu-190331-1
O Instituto Cultural Flávio Gutierrez inaugura, na histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, o Museu de Sant’Ana, único no mundo a ser dedicado à santa protetora dos lares, da família, bem como dos mineradores. Instalado na antiga Cadeia Pública da cidade, o Museu vai abrigar cerca de 300 imagens de Sant’Ana. São obras brasileiras, de diversas regiões do país, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, produzidas, em sua maioria, por artistas anônimos, entre os séculos XVII e XIX, em materiais diversos. A inauguração ocorre no dia 19 de setembro de 2014, sexta-feira, às 17horas.
 O Museu de Sant’Ana instala-se como guardião de um acervo extraordinário de imagens que expressam o sentimento artístico e religioso do povo brasileiro. Reunidas por Angela Gutierrez, presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG), ao longo de quatro décadas de buscas e pesquisas, as peças constituem um acervo sem similar no país, agora compartilhado com todos. “A paixão pela arte antiga brasileira e, em especial, pelo barroco, me fez mergulhar em definitivo no universo fantástico e emocionante da arte religiosa”, lembra a colecionadora.
 A exemplo do Museu do Oratório em Ouro Preto e do Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, a coleção será doada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN-, no ato da inauguração do Museu e ficará sob a gestão do Instituto Cultural Flávio Gutierrez.  Toda o acervo impressiona pela beleza, originalidade e relevância. Concebido de forma exemplar, a partir de critérios museológicos e museográficos que dialogam com a própria história do prédio da Cadeia Pública de Tiradentes, o Museu de Sant’Ana será um espaço cultural de contemplação. No local, estão as diversas representações de Ana, de acordo com a região, o período, o material, a mão do Santeiro e também referências da cidade de Tiradentes e da Cadeia onde o Museu será instalado.
 Com total acessibilidade, incluindo elevador, além das salas de exposição, o Museu conta com o espaço Largo de Sant’Ana, aberto para convivência e adequado para recepção de eventos. A obra e implantação do Museu de Sant’Ana foram viabilizadas por meio do apoio financeiro do BNDES e das parcerias com o IPHAN,  Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade e UFMG (Campus Cultural).
 Serviço: Inauguração Museu de Sant’Anna
Dia 19 de setembro de 2014, sexta-feira, às 17 horas
Rua Direita, 93 – Entrada pela Rua da Cadeia – Centro – Tiradentes/MG
Informações: (32) 3355-2798. / www.museudesantana.org.br
Horário de funcionamento: quarta a segunda-feira, de 10h às 19h
Preços: R$ 5,00 – inteira / meia entrada – R$2,50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...