terça-feira, 21 de outubro de 2014

Andrelândia (MG) – Terminada a primeira fase de recuperação da Capela da Serra de Santo Antônio

Obras foram realizadas com o apoio da comunidade de Andrelândia.

clip_image002
Construída em 1942, a Capela da Serra de Santo Antônio era ponto de celebrações religiosas e festivas.
Mais um passo importante na recuperação da tradicional capela de Santo Antônio, construída em 1942, situada na zona rural de Andrelândia (Sul de Minas, a 300 km de Belo Horizonte), foi dado neste mês de outubro de 2014.
As obras de reestruturação das paredes, de reconstrução do engradamento e cobertura do pequeno templo foram terminadas e a edificação não corre mais risco de desabamento.
Em janeiro de 2014 uma força-tarefa para evitar a ruína total da tradicional capelinha foi montada por membros do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande (associação dedicada à preservação do patrimônio cultural da cidade) e por moradores da região da Serra de Santo Antônio. À época, foi realizado o escoramento emergencial do templo, que estava completamente abandonado há mais de uma década, sofrendo com infiltrações e ataque de cupins.
Mutirão capitaneado pelo NPA escorou a Capela em janeiro de 2014.
Mutirão capitaneado pelo NPA escorou a Capela em janeiro de 2014.
Nos últimos nove meses, graças a contribuições financeiras e ao serviço voluntário de amigos do patrimônio cultural de Andrelândia, as paredes receberam reforço estrutural, o engradamento foi refeito com madeira de lei e as telhas francesas originais recolocadas sobre a capelinha.
O próximo passo será consertar o revestimento das paredes externas e internas, bem como executar o forro no interior da capela.
De acordo com os representantes do NPA, o objetivo é buscar apoio da comunidade para que o templo seja integralmente restaurado e que possa ser novamente utilizado para celebrações religiosas e realização das tradicionais e saudosas festas de Santo Antônio. “Pretendemos resgatar não somente a estrutura da edificação, mas também as práticas tradicionais ali realizadas por décadas e que ainda estão presentes na memória dos antigos moradores, que enxergam a Capela como elemento representativo de sua identidade”, complementam.
Maiores informações em: www.npa.org.br
Fonte: Defender




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...