segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Capela Nossa Senhora Aparecida passa por revitalização em São José dos Campos - SP

Capela Nossa Senhora Aparecida foi usada como oratório particular da família Cursino e também serviu como sede pra vários eventos

A Capela Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Travessa Chico Luiz, 67 – Centro), sede do Museu de Arte Sacra de São José dos Campos, está sendo revitalizada com verba do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (Fumphac). A obra começou nesta semana.

Entre os trabalhos que serão realizados estão a pintura, a reconstituição de alvenarias e o tratamento dos acabamentos. O jardim passará por um projeto de paisagismo. O prazo para conclusão dos serviços, que têm a consultoria da Gerência de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, é de 90 dias, período pelo qual o museu ficará fechado. O custo será de R$ 51 mil.

Atualmente, a Capela Nossa Senhora Aparecida é preservada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac), que tem como missão defender e preservar o Patrimônio Cultural de São José dos Campos desde sua instituição em 20 de setembro de 1984.

O Museu de Arte Sacra de São José dos Campos foi inaugurado em 2007 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e possui um acervo com imagens, objetos litúrgicos, oratórios, livros, bandeiras de procissão, entre outros artigos religiosos significativos para a história da cidade.

História

Construída por volta de 1908, a Capela Nossa Senhora Aparecida foi usada como oratório particular da família Cursino e também serviu à comunidade como sede para festas, orações do terço, reuniões e aulas de catecismo.

A capela tornou-se um prédio preservado por lei em meados da década de 1980 e em 1997 passou a ser uma propriedade pública, sob a responsabilidade da Prefeitura de São José dos Campos.

Preservação

Outro edifício que também passa por revitalização no centro de São José dos Campos, é a Capela de São Miguel, no Largo São Miguel, cujas obras começaram em setembro, com prazo de 60 dias para serem concluídas.

O Cine Teatro Benedito Alves da Silva (Avenida São José, 935 - Centro), fechado há 15 anos, também será revitalizado. A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, já concluiu o projeto executivo para iniciar as obras.

A abertura desse espaço é uma das prioridades da administração municipal, para que as atividades culturais no local, principalmente as apresentações de teatro e exibições de cinema, sejam retomadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...