segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Diocese gaúcha abre as portas do Museu Dom José Barea

A Diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, em comemoração aos seus 80 anos de história, abrirá as portas do Museu Diocesano Dom José Barea, no subsolo do Bispado, a partir do dia 24 de outubro. A solenidade de inauguração para convidados e imprensa ocorre no dia 23, às 19h30min, e a abertura ao público, no dia 24, às 14h.
museu_gaudium_press.jpg
Segundo a assessoria de comunicação da Diocese gaúcha, o museu contará com acervos de arte sacra católica, como vestes litúrgicas, imaginária sacra, fotografias, objetos antigos de uso cotidiano e litúrgico da Igreja local, além de abrigar as exposições temáticas dos sete sacramentos. O material passa por higienização, catalogação e preservação técnica, realizados por uma equipe formada por arquiteto, especialista em bens culturais, museóloga e técnicos em conservação. O espaço ainda possui laboratório de restauro técnico, biblioteca e reserva técnica.

Para o Bispo de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, um museu de arte sacra católica é importante para valorizar a história preservada em igrejas, capelas, seminários, escolas, a fim de que a atual e as futuras gerações saibam compreender e contemplar a cultura religiosa local.

"Queremos colocar ao acesso de todos os materiais bonitos e históricos que, muitas vezes, estavam escondidos. Estes dons da nossa Igreja nos ajudam a viver com alegria e contemplação a caminhada de fé, feita de símbolos e tradições que o museu busca valorizar", reforçou o Prelado.

O horário de visitação do museu é de quarta-feira a sexta-feira,das 14 às 18h. Horários especiais deverão ser agendados previamente mediante o e-mail museudomjosebarea@gmail.com. Ainda dentro dos projetos do Ano Jubilar, foi lançado, no mês de agosto, uma fanpage do espaço, que será composta por fotografias em processo de conservação e restauro, bem como pelos registros das etapas de montagem e organização do espaço museal. O endereço da fanpage é: /MuseuDomJoseBarea.

História da diocese de Caxias do Sul

A Diocese foi criada no dia 8 de setembro de 1934, pela Bula "Quae Spirituali Christifidelium" do Papa Pio XI, desmembrada da arquidiocese de Porto Alegre. Em 10 de novembro de 1966, por decreto da Sagrada Congregação Consistorial, passou a se chamar Diocese de Caxias Do Sul.

O 1º bispo foi Dom José Barea (1936 -1951), e o 2º foi Dom Benedito Zorzi (1952-1983). No dia 15 de agosto de 1959, o território do município de Mussum e do distrito de Santa Lúcia do Piai, foram anexados à Diocese de Caxias do Sul. Atualmente, a diocese conta com 73 paróquias, 983 Comunidades-Igreja e um santuário diocesano, o Santuário Nossa Senhora do Caravaggio.

A Diocese é constituída pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul,Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Jaquirana, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Parai, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Teresa, São Francisco de Paula, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata. Além destes, compreende ainda parte dos municípios de São Valentim do Sul e Imigrante. (FB)


Fonte: Gaudium Press





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...