sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Homem invade igreja e danifica 16 imagens sacras em São Francisco

Imagens foram adquiridas a partir de 1905, segundo vigário paroquial.

Suspeito foi preso e disse quebrou 'apenas a mãe e que faltam as filhas'.

Michelly OdaFonte: G1 Grande Minas
Algumas das imagens quebradas (Foto: Michelly Oda / G1)Algumas das imagens quebradas (Foto: Michelly Oda / G1)







Um homem de 21 anos foi preso após danificar 16 imagens sacras da igreja matriz de São José, em São Francisco, Norte de Minas Gerais, nesta quarta-feira (8). Entre as imagens quebradas estão as de São José, Nossa Senhora do Carmo, São Francisco, São Pedro, Santo Antônio, Nossa Senhora de Lurdes, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, Santa Margarida. Elas foram adquiridas a partir de 1905, quando a igreja começou a ser construída.
Imagens que ficam ao lado do Santíssimo ficaram sem as cabeças (Foto: Michelly Oda / G1)Imagens que ficam ao lado do Santíssimo ficaram
sem as cabeças (Foto: Michelly Oda / G1)
O vigário paroquial Claudeslei Alves conta que duas mulheres entraram desesperadas e gritando na casa paroquial, afirmando que um homem havia invadido a igreja. "Embora as duas portas laterais estivessem abertas, ele arrombou a porta principal foi jogando as imagens [que ficavam suspensas em altares] no chão. Em seguida colocou fogo na cadeira presidencial e fugiu, mas acabou preso pela polícia."
Já padre Germano Schultheis conta que seguia para uma comunidade rural quando soube do ocorrido. "Pensei como pode acontecer uma coisa dessas. O povo construiu esta igreja e adquiriu com muito esforço estas imagens, e agora tudo está no chão, não conseguia acreditar", diz.

A voluntária da igreja Margarida do Rosário estava no local no momento do crime e ficou assustada com a situação. "Cheguei e vi que as imagens quebradas. A cadeira utilizada pelo padre estava em chamas, abri a sacristia e começamos a pegar água para apagara o fogo. É uma tristeza sem explicação. Isso daqui é um pedaço da vida da gente, cada santo representa uma história", afirma.
Homem usou fosfóros para colocar fogo em cadeira (Foto: Michelly Oda / G1)Homem usou fosfóros para colocar fogo em
cadeira (Foto: Michelly Oda / G1)
O homem de 21 anos foi preso e chegou na delegacia de Polícia Civil sem o acompanhamento de um advogado ou qualquer membro da família. Ele confessou em depoimento ter quebrado os santos e ter colocado fogo na cadeira presidencial. Ele disse ao delegado Eujécio Coutrim que não faz uso de remédios controlados, não tem problemas mentais e nem religião.

"Ele disse que já tinha essa intenção e que hoje tomou coragem de cometer o delito. O acusado narrou o que aconteceu e confessou o que houve. Ele disse que 'quebrou apenas a mãe e que faltam as filhas', insinuando que há outras igrejas na cidade que podem sofrer o mesmo dano", declara Coutrim.
Ainda segundo o delegado, o rapaz foi preso em flagrante pelos crimes de dano e incêndio, que tem uma pena que varia de três a seis anos. Ele foi encaminhado para a cadeia de São Francisco.

Igreja fica fechada e imagens serão avaliadas
Nesta quinta-feira (9), um restaurador deve avaliar os estragos, para saber quais imagens poderão ser recuperadas. A matriz ficará fechada até a quarta-feira (15), quando o bispo de Januária (MG) celebrará uma missa de desagravo, que para os católicos é um pedido de perdão a Deus.
Igreja Matriz de São José começou a ser construída em 1905 (Foto: Michelly Oda / G1)Igreja Matriz de São José começou a ser construída em 1905 (Foto: Michelly Oda / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...