sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Prefeitura de Caxias, no RJ, recorre a empresários para recuperar igreja

Estado da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em estilo barroco, é precário. Prefeitura também fará campanha para reaver imagem furtada.

87b9ac4ea268b1375bb3716119f809ac44e4e395A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, apresenta a empresários na quinta-feira (9) um projeto para recuperação da Igreja Nossa Senhora do Pilar, que está em estado precário. A prefeitura espera conseguir recursos da iniciativa privada para restaurar a igreja. O prefeito Alexandre Cardoso explicou nesta quarta-feira (8) que o dinheiro arrecadado vai ser doado para a Diocese e o Iphan fiscalizará a reforma da igreja.
A situação da Igreja Nossa Senhora do Pilar preocupa os moradores de Duque de Caxias. A construção, de cerca de 300 anos, foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, em 1938, e é uma preciosidade do estilo barroco.
“Primeiro, será iniciada a obra emergencial dos altares, que hoje estão sustentados por estacas de madeira. Por fim, a fase mais demorada e cara, será a restauração artística. São pinturas com detalhes folheadas a ouro, e em estado precário”, disse Alexandre Cardoso.
Uma campanha também está sendo lançada para tentar recuperar a imagem de Nossa Senhora do Pilar, que foi furtada há 15 anos. A imagem da santa, de um metro e meio de altura, tem 400 anos e também é parte do patrimônio histórico e artístico. A prefeitura vai publicar cartazes e distribuir cópias durante leilões de arte sacra.
Fonte: G1 Rio  /defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...