domingo, 16 de novembro de 2014

1º Colóquio Campus Cultural UFMG em Tiradentes-MG: "Aleijadinho – O artista e sua época"

No mês em que se completa o bicentenário da morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o câmpus cultural de Tiradentes promove o colóquio Aleijadinho – O artista e sua época. O evento acontece de 26 a 28 de novembro.

Segundo os organizadores, a intenção é ressaltar não só aspectos importantes da vida e da obra do escultor, mas também a recepção de sua arte através dos tempos e o ambiente cultural em que ele viveu e produziu. A programação inclui palestras, concertos, debates, conferências, lançamentos de livros, exibição de documentário e visitas guiadas pela cidade.

O colóquio integra as atividades da Semana do Aleijadinho, promovida anualmente pelo Museu Aleijadinho de Ouro Preto (MG). Em virtude do bicentenário da morte do escultor, a 37ª edição da Semana foi ampliada e terá atividades em Tiradentes, Belo Horizonte, Congonhas, Sabará, São João del-Rei e Mariana, onde há grande concentração de obras do artista.
Mais informações podem ser obtidas no site do evento e pelo e-mail coloquioaleijadinhoufmg@gmail.com.

O câmpus
O câmpus cultural da UFMG em Tiradentes é composto por quatro prédios históricos: o Museu Casa Padre Toledo, as antigas Câmara Municipal e Cadeia Pública e o Centro de Estudos, Galeria e Biblioteca Miguel Lins. Todos eles pertencem à Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA), controlada integralmente pela UFMG desde 2008.

A implantação do câmpus teve início em 2012 com a reinauguração do Museu Casa Padre Toledo, completamente restaurado. O projeto inclui a instalação de biblioteca sobre o século 18 no prédio da Câmara, um museu de arte sacra no edifício da Cadeia e um centro de experimentação para a produção de conteúdos culturais e didáticos multimidiáticos no Centro de Estudos. 

Fonte: UFMG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...