sábado, 8 de novembro de 2014

Basílica de São Bento, em Olinda (PE), recebe abertura da Fliporto

História e literatura se unem em um dos tesouros arquitetônicos do estado.  Palestra de Lya Luft e Vicente de Britto Pereira será ministrada na abertura.

Mosteiro e Basílica de São Bento são patrimônios históricos da humanidade. (Foto: Vanessa Bahé/ G1)
Mosteiro e Basílica de São Bento são patrimônios históricos da humanidade. (Foto: Vanessa Bahé/ G1)
Considerada um dos tesouros da arquitetura pernambucana, a Basílica de São Bento, em Olinda, abriga neste ano a abertura da Feira Literária Internacional (Fliporto). No próximo dia 13, o templo se enche ainda mais de cultura e recebe a palestra “O valor da vida”, ministrada pelos escritores Lya Luft e Vicente de Britto Pereira.
“O Mosteiro e a Basílica de São Bento são patrimônios históricos da humanidade. O altar-mor é uma obra de arte de um momento supremo do barroco brasileiro. Levar a Fliporto para dentro da igreja foi uma forma de elevar a consciência das pessoas quanto à riqueza cultural que possuímos”, explica Marcus Prado, um dos organizadores do evento, sobre a escolha pelo local.
Além de ser um dos mais importantes pontos turísticos do estado, o Mosteiro possui literatura e conhecimento na sua essência. “O primeiro poeta brasileiro, Bento Teixeira, escreveu sua obra-prima, o livro ‘Prosopopéia’, durante o tempo em que morou no local”, ratifica Marcus Prado, ressaltando a ligação secular do ambiente com as letras. Também foi o Mosteiro de São Bento que abrigou o primeiro curso de direito do Brasil.
Quem for à Fliporto terá a chance de contemplar a Basílica de São Bento de Olinda, que foi construída no século 16, sendo a segunda obra dos beneditinos no Brasil. “A igreja foi destruída em 1630 durante a invasão dos holandeses a Pernambuco. Quando foi reformada, no século 18, ela ganhou um estilo barroco característico da época”, explica o professor de arquitetura da Uninassau, André Lemoiner. Muitos adornos e curvas compõem a decoração da Basílica que enchem os olhos dos turistas e moradores Olinda. “Elementos clássicos são utilizados com exagero. É uma das mais importantes obras do estilo em todo o Brasil”, destaca.
A igreja é imponente e possui nave única. O forro é todo pintado com florais e a capela-mor tem em seu teto motivos conventuais. O altar-mor é um dos destaques do templo. “Ele é todo feito em madeira e coberto com folhas de ouro. Foi uma das peças levadas para a exposição ‘Brazil: Body and Soul’, realizada em 2001, em Nova Iorque”, afirma André Lemoiner. A área pertencente aos monges beneditinos é importante também para a preservação de todo o sítio histórico de Olinda. “Tem muito espaço ocupado por plantas, o que ajuda na manutenção da temperatura de toda a região”.
A Fliporto
Com uma estimativa de público entre 90 mil e 110 mil pessoas, a Fliporto continua ganhando reconhecimento e se consagrando cada vez mais em Olinda. Serão 13 painéis dentro do Congresso Literário, exibição de curtas e longas, feira do livro, oficinas e bate-papos durante os quatro dias de feira.
A feira este ano se concentra no Colégio de São Bento e Praça do Carmo. Os polos –  congresso literário, Fliporto Galera e Galerinha e Cine Fliporto – estarão distribuídos pelos prédios da unidade de ensino, enquanto a Feira do Livro acontecerá na Praça do Carmo. O evento é gratuito, mas os interessados em participar do Congresso Literário deverão fazer a pré-inscrição através do site Eventick e fazer a retirada do ingresso no local.
Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...