segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Congonhas (MG) ganha visita virtual e aplicativo para smartphone e tablet

20141101085052211937a
Considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a cidade de Congonhas, que fica na região central de Minas Gerais, será a primeira do Brasil a ganhar uma visita virtual a seu sítio histórico e aplicativo, para smartphones e tablets. A iniciativa faz parte das celebrações em homenagem ao bicentenário de morte de Aleijadinho, que é lembrado no dia 18 de novembro.
A partir do próximo dia 17, será possível realizar uma visita virtual ao conjunto do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos e, ainda, aos núcleos que compõem o circuito de peregrinação da cidade histórica.  “Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, poderá ter uma perspectiva diferenciada do conjunto, a partir de imagens imersivas em 360º, aéreas e em solo”, explica Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação de Cultura de Congonhas e do Museu do Aleijadinho.
20141101085231613707e
Detalhes das obras de arte e da arquitetura, como os 12 profetas em pedra-sabão, o interior da basílica do Senhor Bom Jesus, e das capelas dos Passos da Paixão de Cristo, todas do grande mestre do barroco mineiro, completam a experiência rumo a uma viagem histórica.
O passeio virtual também vem acompanhado por um breve histórico do sítio tombado pela Unesco e um áudioguia em cinco idiomas (português, inglês, francês, espanhol e libras – língua brasileira de sinais), além de trilha sonora com a obra de Lobo de Mesquita, interpretada pelo coral Cidade dos Profetas de Congonhas.
Já o aplicativo para smartphones e tablets, segundo a produtora do Era Virtual, Carla Sandim, fornecerá um material explicativo e objetivo, voltado para o turista e visitante presencial, de modo a complementar a experiência. “O objetivo é divulgar Congonhas, por meio da visita virtual e, posteriormente, munir o turista com uma ferramenta que o guie pelo núcleo tombado durante um passeio presencial”, ressalta.
A visita virtual poderá ser acessada pelo portal www.eravirtual.org e o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas online (Google Play ou AppStore). Por Juliana Pio
Fonte: Encontro – Portal UAI  / Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...