sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Casal doa mais de 1.200 peças sacras para criação de museu em MG

  • ADOP/Divulgação
    Obras da coleção de Jacques Joseph Boulieu e Maria Helena de Toledo que vão compor museu de arte sacra no centro histórico de Ouro Preto, em MG
    Obras da coleção de Jacques Joseph Boulieu e Maria Helena de Toledo que vão compor museu de arte sacra no centro histórico de Ouro Preto, em MG
Mais de 1.200 peças sacras, que pertencem ao acervo particular de um casal franco-brasileiro, serão doadas, nesta quinta-feira (18), à Arquidiocese de Mariana para a criação de um museu em Ouro Preto, na região central de Minas Gerais.
A cerimônia de entrega acontece às 20h, na igreja de Nossa Senhora do Pilar, no centro histórico, com a entrega das peças e a assinatura do protocolo de doação dessa coleção, que irá compor o Museu Boulieu - Caminhos da Fé.
O acervo sacro pertence ao casal Jacques Joseph Boulieu, empresário francês radicado no Brasil, e Maria Helena de Toledo, paulista criada em Belo Horizonte, e começou a ser montado a partir de 1960, nas viagens feitas pelos dois pelo interior de Minas Gerais e pelo Norte do país.
O fascínio pela arte não ficou somente no Brasil. Eles também conheceram a arte de outros países como Peru, Bolívia, México, Indonésia, Índia, China, dentre outros, de onde trouxeram algumas obras.
Com as viagens, adquiriram mais de 1.200 peças sacras que, agora, serão doadas para compor o museu. Na coleção, estão imagens barrocas, pinturas e prataria do Brasil e de outras terras colonizadas por portugueses e espanhóis.
"O conjunto de obras ilustra a expansão da fé cristã. O museu reunirá peças de arte colonial, obras de escultura, pintura e prataria, provenientes dos imensos territórios descobertos nas Américas, na Índia e nas Filipinas. Esta coleção deve a sua originalidade à diversidade de proveniência das obras e à sua variedade. Cada peça traz a sua história, que nos fizeram viver aventuras pitorescas e conhecer pessoas de grande riqueza humana", disse Maria Helena.
Orçado em R$ 8,7 milhões, o processo de implantação do Museu Boulieu - Caminhos da Fé, segundo informações da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto, está em tramitação no Ministério da Cultura, com projetos arquitetônico, de museologia e de museografia aguardando aprovação dos recursos pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via leis de incentivo.
A proposta é que o espaço seja uma opção para o roteiro turístico, cultural e religioso mineiro. A iniciativa também conta com apoio da Prefeitura de Ouro Preto e do Instituto Cultural Brasileiro do Divino Espírito Santo.
O museu deverá ser instalado no casarão ao lado do Paço da Misericórdia - Centro de Artes e Fazeres, localizado no antigo prédio da Santa Casa da Misericórdia, no centro histórico de Ouro Preto.
Por Douglas Couto
Do UOL, em Ouro Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...