quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais.

Cemitérios como patrimônio: conceitos, métodos e abordagens

20 a 23 de julho de 2015 

 

UNIRIO

Rio de Janeiro/RJ

O evento

Com o objetivo de reunir pesquisadores da área e promover a divulgação dos estudos cemiteriais no Brasil, a Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais anuncia a realização de seu sétimo encontro nacional. Com o tema “Cemitérios como patrimônio: conceitos, métodos e abordagens”, o evento será sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 23 de julho de 2015.

O VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais pretende reunir pesquisadores que se dedicam aos estudos cemiteriais e temáticas relacionadas com a morte, para promover as pesquisas que vêm sendo elaboradas na área, fomentando o intercâmbio entre pesquisadores, numa partilha de conhecimento entre as mais variadas áreas, partindo-se do cemitério como fonte de pesquisas e patrimônio artístico, cultural e histórico. 

O evento também vai contar com a realização de duas palestras de abertura, “Perspectivas sobre os estudos cemiteriais” pelo professor doutor Renato Cymbalista (USP) e “Políticas de Patrimônio no Brasil: historicidade dos valores e da natureza dos bens cemiteriais” pela professora doutora Marcia Chuva (UNIRIO). N além da programação de apresentação de trabalhos e da visita guiada ao Cemitério São João Batista, no dia 23.

A ABEC

Criada em 2004, a Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Curitiba/PR, que congrega pesquisadores cuja temática de estudos envolve as mais diversas manifestações acerca da morte e do morrer no Brasil. A entidade promove encontros bianuais, tendo realizado eventos em São Paulo/SP (2004), Porto Alegre/RS (2006), Goiânia/GO (2008), Piracicaba/SP (2010), Salvador/BA (2011) e Belo Horizonte (2013). A ABEC conta hoje com associados de todas as regiões do país, entre historiadores, geógrafos, antropólogos, arquitetos, sociólogos, historiadores da arte, profissionais do turismo, arqueólogos, fotógrafos, entre outros.

Nesta sétima edição de seu encontro, a entidade realiza o evento em conjunto com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, com o Programa de Pós-graduação em História da mesma universidade, PPHG, e com o Grupo de Pesquisas Imagens da Morte: a morte e o morrer no mundo ibero-americano, além contar com o apoio da empresa Trapy Zomba.

Inscrições e submissões de trabalhos 

Serão aceitas inscrições nas modalidades apresentador de trabalho e ouvinte. Cada participante poderá inscrever um trabalho, sendo aceito o máximo de dois autores por comunicação. Os trabalhos deverão ser submetidos em seu texto completo, junto com o comprovante do pagamento de inscrição até o dia 24 de abril de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...