terça-feira, 31 de março de 2015

Curso Livre: Maria Madalena na arte através dos séculos



O Museu de Arte Sacra de São Paulo promove um Curso Livre sobre o tema "Maria Madalena na arte através dos séculos", com a Profª Wilma Steagall de Tommaso: Mestre e Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP; palestrante e pesquisadora de arte sacra e religião. professora da PUC-COGEAE; participa do grupo de Pesquisa Nemes coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé desde 2006.

Maria Madalena, provavelmente a figura mais enigmática da Bíblia, excita a imaginação de artistas, escritores, filósofos há cerca de dois mil anos. A busca da verdadeira história da misteriosa discípula de Jesus, assim como a vasta produção artística a saber: arte bizantina, Idade Media, Renascimento até a contemporaneidade, serão abordados nesse curso, resultado de uma pesquisa de Mestrado, cujo objetivo foi a busca da identidade da mulher pecadora, testemunha-chave do maior evento do cristianismo, a Ressurreição de Jesus Cristo.

PROGRAMA:

Aula introdutória. Maria Madalena exegética: Maria de Magdala: Maria Madalena na Paixão; na Ressurreição; Maria de Betânia, a pecadora anônima de Lucas. A Maria Madalena histórica.

Lendas de Madalena. Uma série de lendas que advém do princípio do cristianismo até a Idade Média. Maria Madalena uma santa francesa: a Legenda Áurea de Jacopo Da Varezze. Madalena morre em Provença, porém suas relíquias estão em Vezelay, na Borgonha.

A Idade Média permeada pelas lendas onde se encontrariam relíquias em Éfeso, Roma e na França. No século XII relíquias são encontradas em Sainte-Baume, onde Madalena teria permanecido em uma gruta durante trinta anos até a morte. A disputa entre Vezelay e Provença é uma história da extravagância eclesiástica pelas relíquias dos santos. A Legenda Áurea e Maria Madalena na Igreja Oriental.

Maria Madalena na arte religiosa dos primeiros séculos de cristianismo até Idade Média. Exposição de slides e comentários sobre as obras de arte que retrataram Santa Maria Madalena nesse contexto. As três santas anacoretas que se confundem na arte: Tais, Maria Egípcia e Maria Madalena.

•A crise iconoclasta protestante do século XVI. A crise iconoclasta anterior na Igreja de Constantinopla, século IX. A cultura do Renascimento, o Humanismo o início da era Moderna. Madalena em discussão na Igreja de Roma e na Reforma protestante.

•Maria Madalena se torna um dos ícones da propaganda da Contrarreforma como: Madalena Penitente, símbolo do arrependimento, da confissão e da penitência. A doutrina da predestinação e da graça dos protestantes e a doutrina das boas obras e da fé. Iconoclastas (X) iconófilos.

Maria Madalena na arte do Renascimento. Exposição de slides com obras de Ticiano, El Greco, Georges de La Tour, Guido Reni entre outros artistas que retrataram de forma magnífica essa santa.

Nos séculos XVII e XVIII a mulher debilitada, sofrida e penitente da Contrarreforma começa a dar lugar a uma belíssima mulher sedutora que acaba se tornando na protetora das prostitutas das classes média e baixa. Da penitência à vaidade. Extravagâncias sensuais dos artistas barrocos e neoclássicos. A profana arte religiosa.

A Igreja já não considera mais, desde 1969, o epíteto de penitente, nem como a mulher híbrida, no entanto o mito resiste e para muitos ela ainda é confundida com a adúltera que Jesus impediu de ser apedrejada.

O século XXI inicia-se com o filme ortodoxo de Mel Gibson A Paixão de Jesus Cristo que no afã de ser fiel aos Evangelhos, deixa escapar em uma das cenas, Maria Madalena recordando-se do episódio em que a mulher adúltera é salva pela intervenção de Jesus de ser apedrejada. A obra controvertida O código Da Vinci, cujo autor, Dan Brown, numa história de suspense que se passa na atualidade, fala sobre a linhagem sagrada que teria se inicia do com a filha de Maria Madalena e de Jesus. Esse romance que durante muitos meses foi líder absoluto de vendas tornou-se filme em 2006. Slides de Madalena na arte do século XXI.

Período: 06 a 10 de abril
Aulas: 19h30 às 21h30
Carga horária: 10 horas
Valor: R$200 (VAGAS LIMITADAS)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes
Estacionamento (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43

No final do curso o aluno receberá o certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...