quarta-feira, 22 de abril de 2015

Exposição de arte sacra em Salerno dedicada a Nossa Senhora do Carmo



Hoje, Quarta-feira, abril 22, às 17:00 no salão da escola primária Medalhas de Ouro de Salerno na via Paolo Vocca, 12, haverá a abertura da exposição de arte sacra dedicada à Madonna del Carmine.

"O evento, mais do que uma exposição de arte da pintura, quer ser uma celebração da Rainha do Céu, Nossa Senhora do Monte Carmelo", assim escreveu no site do Instituto o diretor Vincenzo Giannone.

A exposição organizada pela Galleria del Carmine Salerno, em colaboração com a Escola de Salerno Medalhas de Ouro e da Escola Fernando II de Bourbon em Scafati é intitulado "A Madonna del Carmine na pintura antiga e moderna."

A exposição estará aberta a partir de quarta-feira 22 de abril e ficará até sexta-feira, 8 de maio (exceto feriados) 17-19,30 (entrada livre)

A exposição vai oferecer aos entusiastas reproduções raras e valiosas de pinturas pela escola do século XVIII do século XVII e (entre os quais se destaca o "Sapietia Carmeli", de um artista desconhecido doado por P. Angelo Lanfranchi ao Papa João Paulo II), em que domina o culto da "La Bruna".

Para honrar a Madonna del Carmine é uma forma muito antiga de culto remonta ao ano jubilar 1500, quando um grupo de devotos que residem no bairro Mercato em Nápoles queria organizar uma peregrinação a Roma, em procissões do ícone da Madonna del Carmine chamado "La Bruna", venerada na vizinha Basílica-Santuário de Carmine Maggiore.

A peregrinação partiu 05 de abril de 1500. Diz-se que atravessar via Lavinaio teve um fato estupendo. Um certo Thomas Saccone, que era coxo de nascença e implorando ao longo do caminho, para a passagem da imagem sagrada da Madonna pediu para levá-la pois se tinha sido curado. O aleijado foi curado instantaneamente com grande júbilo dos presentes.

Ao longo da estrada de Nápoles que leva à Cidade Eterna, ocorreram muitos outros eventos extraordinários, por isso, quando a peregrinação chegou perto de Castel Sant'Angelo, o papa mudou-se para conhecê-lo e acompanhar a efígie sagrada na Basília de São Pedro . A imagem do "La Bruna" ficou (em) na basílica São Pedro por três dias, onde foi visitada por muitos peregrinos. Na viagem de regresso ocorreu ainda outros acontecimentos milagrosos, assim a recepção foi mais do que triunfante, em Nápoles. O ícone da Virgem chegou na basílica foi colocado sobre o altar-mor, onde nunca foi removido.

Após esses fatos, não cessando o afluxo de fiéis à Basílica del Carmine. Frederico de Aragão a queria no dia 24 de junho para uma reunião dos doentes do Reino, afim de pedir a Deus, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, a graça da cura. Na manhã do dia 24, os doentes foram levados para a igreja e colocados em camas especiais erigidas ao longo de ambos os lados da basílica. O mesmo rei com a rainha e sua corte ficaram em um palco localizado no presbitério.

As crônicas dizem que, ao sinal do soberano, foram iniciadas as ladainhas e os sinos do campanário entre um e outro começaram a tocar em extensão, dois feixes de luz "caíram" do céu por sobre a imagem de Nossa Senhora e em seguida, como que um grande rio, a dupla fila de doentes que ali estavam foram todos curados. Aquele dia foi uma quarta-feira, por isso, desde então, escolheu este dia durante a semana para a honrar com várias acções litúrgicas, com orações e cânticos, com a escuta da Palavra de Deus, com peregrinações e com a recitação das "alegrias" da Mãe do Carmelo.

Após esta quarta-feira, a devoção da Madonna del Carmine espalhou não só na Itália, mas também no Sul do mundo, com diversas manifestações do culto à Virgem do Carmelo.

Fonte: Salerno Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...