sábado, 16 de maio de 2015

CNBB promove Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra na PUC Minas



A Comissão para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove o 10º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra, de 18 a 22 de agosto, na PUC Minas Coração Eucarístico.

Com o tema “50 anos da Sacrosanctum Concilium – avanços e perspectivas”, o encontro pretende permitir o entendimento do cuidado em relação ao espaço litúrgico de forma a congregar uma equipe multidisciplinar formada pelos membros da comunidade, pároco e profissionais habilitados.

Durante o evento, serão discutidos os avanços e perspectivas do documento, em vistas do crescimento, do cuidado e da qualidade nos espaços celebrativos. A conferência principal será ministrada pelo padre Francisco Taborda. O evento ainda contará com Mesa Redonda, oficina de restauro e visitas a igrejas de Belo Horizonte e Sabará (MG).

A formação deverá possibilitar não apenas o aprofundamento dos temas relacionados à arquitetura, liturgia e arte, mas também na difusão do interesse e da aplicação de conhecimentos em projetos, assim como adaptações e construções de espaços para celebrações.

O evento é direcionado para profissionais de áreas como arquitetura, engenharia e artes, estudantes, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, ente outros. Além deles, pessoas que tenham envolvimento com construções, reformas e decorações das igrejas e que desejam aprofundar a relação entre liturgia, arquitetura e arte.

Desde 1996 a Igreja no Brasil realiza os Encontros Nacionais de Arte Sacra, fazendo um percurso de reflexão sobre a importância da construção funcional, simbólica, formal e harmônica dos espaços celebrativos.

Fonte: Arquidiocese de BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...