segunda-feira, 25 de maio de 2015

Explorando os 12 Profetas de Aleijadinho: uma visita virtual em 3 dimensões‏


Museu Virtual? Exposição virtual? Possibilidade de extroversão de conhecimento por meio de imagens e de informações para milhares de pessoas ao redor do planeta? É tudo o que queremos e de que a sociedade precisa !!!
O Museu de Ciências da USP, atendendo sua concepção para atuar em rede, valendo-se de todas as modalidades de interação com a sociedade na difusão das ciências exatas, humanas e naturais, da tecnologia e das artes, aceitou o desafio da concepção, inédita para essa instituição, de uma exposição virtual, recurso ainda pouco explorado no Brasil e em fase de expansão no mundo.
A escolha do tema é sempre um desafio, principalmente quando se trata de uma Instituição pertencente a uma grande Universidade como é a Universidade de São Paulo. Para todos os seus atores, em suas respectivas áreas de conhecimento, existem inúmeros e importantes assuntos a serem explorados. Isto, sem dúvida, é um fato.
Além da escolha do tema, existe a da tecnologia a ser empregada, tanto em relação à produção da imagem e sua forma de apresentação, quanto à programação dos sistemas envolvidos para a adequada integração das imagens com as informações. Há ainda outras questões a serem consideradas, como a acessibilidade do público e inúmeros detalhes igualmente importantes para o sucesso da exposição.
A escolha dos PROFETAS, esculturas produzidas pelo artista mineiro Aleijadinho, que em 2014 completa 200 anos de morte, justifica-se pela sua importância no contexto artístico brasileiro, retratando um período histórico com um tema religioso muito difundido entre grande parte da população ocidental. Ademais, esse é um tema que possibilita a interrelação entre as áreas humanas (história, sociologia, economia e comunicação) e exatas (ciência da computação e matemática) e a perfeita oportunidade de trabalhar a indissociabilidade da extensão universitária com o ensino e a pesquisa. As informações disponibilizadas pelos textos que compõem o site e acompanham a exposição são resultados das pesquisas do Prof. Percival Tirapelli (IA-UNESP), exaustivamente discutidas com a Profa. Marina Mitiyo Yamamoto (FEA-USP), com a Profa. Christina Rizzi (ECA-USP) e com a doutoranda Alena Rizi Marmo Jahn (ECA-USP), bem como a forma de agregação das mesmas para sua apresentação.
A estrutura da exposição, discutida pelo grupo constituído, sem dúvida permeou as três importantes áreas da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, trazendo experiência única aos integrantes. A questão tecnológica, referente à digitalização e produção do material em 3D, desenvolvida pelo professor José Fernando Rodrigues Junior (ICMC-USP), esta sim, de fato, foi a oportunidade que nos apresentou como extremamente profícua. O prof. Junior desenvolvia um projeto de digitalização das obras do Aleijadinho. Feliz coincidência ou mero acaso, não importa. A questão é que a participação deste professor, com os resultados da sua pesquisa, muito contribuiu para o enriquecimento da exposição.
Agradeço à equipe pelo esforço de todos que aceitaram o desafio de navegar em águas turbulentas, e que perseveraram para que esse projeto pudesse finalmente chegar a esta fase de compartilhamento com a sociedade.
Tenho a certeza de que todos que visitarem esta exposição terão uma experiência única de aprendizado.
Prof.ª Dr.ª Marina Mitiyo Yamamoto (FEA – USP)
Diretora do Museu de Ciências da USP
Projeto Aleijadinho

Nota: Vale a pena acessa o site e acompanhar todo o material disponibilizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...