quarta-feira, 13 de maio de 2015

Iconografia da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

 

Amigos, em plena visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, a nossa rubrica sobre arte cristã dedica-se à iconografia das imagens de Fátima.

A PRIMEIRA IMAGEM

A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima que se venera na Capelinha das Aparições, coração do Santuário de Fátima, foi oferecida em 1920 por Gilberto Fernandes dos Santos, natural de Torres Novas. A obra foi encomendada ao escultor José Ferreira Thedim, um dos melhores santeiros da região norte do País. Da sua oficina saíram imagens para muitas igrejas espalhadas por todo o Portugal; abro um parêntesis para relembrar aos distraídos que a imagem da Senhora da Vida e do Coração de Jesus que se venera na Igreja do Sobral saíram daquela prestigiada oficina.
 Ao receber a encomenda, o escultor recolheu informações sobre a aparição mas não na primeira pessoa, e realizou a imagem partindo dos modelos de escultura de uma revista de imaginária, muito usual nesse tempo, e a imagem que mais se identificava com a visão das três crianças era a imagem de Nossa Senhora da Lapa. Assim, Thedim usou a estética da imagem barroca de Nossa Senhora da Lapa, introduzindo alterações quer de escultura, retirando os anjos e o mundo aos pés de Maria, quer simplificando o manto na policromia, deixando a imagem quase branca com algumas cores suaves, dando a ideia da luz que saía da “Senhora mais branca do que o sol. É uma imagem em madeira, cedro do Brasil, e mede 1,10 m.
Foi benzida na Igreja Paroquial de Fátima (a 2,5 km do Santuário, local onde foram baptizados os Pastorinhos de Fátima) a 13 de Maio de 1920, entronizada na Capelinha das Aparições a 13 de Junho de 1920 e coroada pelo Legado Pontifício Cardeal Masela, em 13 de Maio de 1946.

O CONTRIBUTO DA IRMÃ LÚCIA

Nessa época dos anos 40, a irmã Lúcia visita o santuário e a imagem de Nossa Senhora referindo que a imagem tem alguns pormenores que não se identificava com a aparição, dizendo que a imagem deveria ser mais estreita e mais simplificada, sem ter três mangas, não via cabelo, e ainda que a Senhora da aparição estava descalça. Devido ao descontentamento da vidente, o Santuário procurou que a imagem se identificasse mais com a aparição, sendo assim restaurada a primeira imagem, à qual foram retiradas as sandálias, as mangas, os cabelos, foram também estreitados os ombros da escultura. Mas não foi trocada a imagem, pois já era aquela imagem um ícone de Fátima. Chamo a atenção do leitor que algumas imagens de Nossa Senhora mais antigas que se encontram nas igrejas foram realizadas a partir da primeira imagem ainda com as três mangas no vestido, com sandálias, e com o cabelo à vista; é o caso da imagem de Nossa Senhora de Fátima que se venera na igreja de Arruda e também a de Arranhó, que foi adquirida aquando da visita da imagem da capelinha às paróquias nos anos 40.
Uma vez que a imagem não satisfazia a descrição da irmã Lúcia foi executada uma nova imagem feita segundo indicações da vidente mais parecida com a aparição de 13 de Maio de 1917.

UMA IMAGEM PEREGRINA

A primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, que foi oferecida pelo Sr. Bispo de Leiria foi coroada solenemente pelo Sr. Arcebispo de Évora, a 13 de Maio de 1947. A partir dessa data, a imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de Paz e Amor.
Tudo começou em 1945, pouco depois do final da 2.ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e as cidades episcopais da Europa até à fronteira da Rússia. A ideia foi retomada em Abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina e, no ano seguinte, no mesmo dia da sua coroação, teve início a primeira viagem. Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela só deveria sair por alguma circunstância extraordinária. Em Maio de 2000 foi colocada na exposição «Fátima, Luz e Paz», onde foi venerada por dezenas de milhares de visitantes. Passados três anos, mais precisamente no dia 8 de Dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a Imagem foi entronizada na Basílica do mesmo Santuário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do altar-mor.
A fim de dar resposta aos imensos pedidos, foram, entretanto, feitas várias réplicas da primeira Imagem Peregrina. A primeira réplica a ser realizada é a chamada imagem n.º 2, que se encontra a peregrinar na nossa Unidade Pastoral e já percorreu a maioria dos países do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...