sábado, 23 de maio de 2015

IX Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB)


O IX Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB) será realizado entre os dias 20 e 24 de outubro, no Anfiteatro do Campus Consolação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. O Campus Marquês de Paranaguá ou Campus Consolação –, originalmente construído para abrigar o Instituto “Sede Sapientiae”, inaugurado em 1942, é uma das mais belas obras de Rino Levi – arquiteto paulista conhecido por priorizar o funcionalismo em suas obras sem descuidar da parte estética. No início de novembro de 2010 o CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico – tombou o Campus Marquês de Paranaguá, junto com outras seis obras arquitetônicas de Rino Levi.

O Coordenador local do IX Congresso é o Professor Dr. Mozart Alberto Bonazzi da Costa, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Professor e Coordenador do Curso Superior de Conservação e Restauro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e autor de publicações como A Talha Ornamental Barroca.

O Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB) é uma associação cultural e científica sem fins lucrativos, que congrega atualmente 150 associados. Em setembro de 1998 e em junho de 2001, o CEIB realizou os seus I e II Congressos Internacionais, ambos na cidade de Mariana/MG. O III e o IV Congressos aconteceram em São João del-Rei, nos anos 2003 e 2005; em outubro de 2007 o V Congresso foi realizado no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o VI Congresso, em 2009, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, e o VII, em 2011, na Casa da Ópera de Ouro Preto e em outubro de 2013 em 2013 no Museu do Homem Missioneiro em Pium/Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Nessas ocasiões, profissionais brasileiros e estrangeiros apresentaram, sob a forma de conferências, comunicações e pôsteres os resultados de suas pesquisas, contribuindo assim, para o avanço dos estudos sobre a imaginária sacra, ampliando e consolidando um intercâmbio de conhecimentos sob a ótica da interdisciplinaridade.

Conferencistas convidados:

Prof. Dr. Martín M. Morales
Professor Titular na cadeira de História e Bens Culturais da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde dirige o Arquivo Histórico e o Departamento de Bens Culturais. Desenvolve pesquisas a respeito da História Religiosa no período Moderno, dedicando-se nos últimos anos à problemática da documentação jesuítica e, particularmente, da produção historiográfica da Companhia de Jesus e da História das Missões.

Prof. Dr. Joaquim Garriga Riera
Catedrático em História da Arte Moderna e Diretor do Grupo de Pesquisa “História da Arte Renascentista e Barroca” da Universidade de Girona, realiza pesquisas a respeito de temas da arte renascentista na Europa, especialmente na Itália e na Catalunha. Entre estes, estão a gênese dos procedimentos modernos de representação em perspectiva e a sua difusão nos ateliês de pintores entre os séculos XV e XVI, especialmente em ambientes oficinais de tradição artesanal.

Profa. Dra. Gabriela Siracusano
Doutora em Filosofia e Letras pela Universidade de Buenos Aires, Pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas – CONICET e do Instituto de Teoria e História da Arte “Julio E. Payró”, da Faculdade de Filosofia e Letras da UBA, é docente da Universidade Nacional San Martín, Buenos Aires, Argentina. Entre as suas diversas publicações encontra-se o livro El poder de los colores: de lo material a lo simbólico em laspracticasculturales andinas (siglos XVI-XVIII).

Prof. Dr. Percival Tirapeli
Professor Titular no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP, onde coordena o Grupo de Pesquisa Barroco Memória Viva. Desenvolve pesquisas a respeito de Arte Brasileira, Patrimônios Artísticos e Culturais, e Arte e Arquitetura religiosas. É mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP e autor de publicações como Arte Sacra Colonial: Barroco Memória Viva; As mais Belas Igrejas do Brasil e Igrejas Barrocas do Brasil.




IX Congresso do Ceib
Anfiteatro Campus Consolação Rua Marquês de Paranaguá 111,
CEP: 0103-050 - Consolação, São Paulo, SP

Maiores informações: http://www.ceib.org.br/ ou pelo e-mail ceib@ceib.org.br. Tel:(31) 3409-5290. Solicite sua ficha de inscrição.


Fonte: Revista Museu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...