quarta-feira, 6 de maio de 2015

O Mundo Invisível de El Greco


9 a 30 de junho de 2015
Quarta-feira – 18h às 20h
O curso tem por objetivo, despertar a curiosidade cultural, promovendo o conhecimento através do aumento repertorial dos participantes e a troca de experiências que, embasadas em estudos, geram a sabedoria.
Dono de estilo único, Domenikos Theotocopoulos, El Greco, é grego de nascimento, cretense, iniciado na arte bizantina, pintou sob este estilo suas primeiras obras. Jovem, ainda, viajou para Veneza, onde conviveu e “aprendeu” com mestres como Ticiano e Tintoretto. Viveu em Roma sob os auspícios do Cardeal Farnese, mas o desafio de pintar na corte espanhola de Felipe II ampliou seu universo, conduzindo-o à jóia de Espanha, Toledo, onde criou sua obra imortal.
Inigualável para alguns, louco, astigmático para outros, a obra de El Greco se quedou esquecida e incompreendida, encoberta pela névoa do tempo.
A partir do século XIX viu-se em suas telas a ousadia metafórica de corpos alongados, a expressão personalizada de mãos que falam, a dinamicidade cinematográfica das cenas retratadas, entre tantas outras características que tornaram este grego, de alma toledana, um dos maiores e mais geniais pintores de todos os tempos.
Para adentrar este universo cheio de nuances multicores, o Instituto Imagem do Invisível em parceria com o MuBE apresenta este programa pedagógico com o objetivo de descobrir, “ler” e interpretar o mundo grequense.
Olga Pinheiro de Souza Bonilha, paulistana, bacharel e licenciada em Língua e Literatura Vernáculas PUC-SP, pós graduada em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Universidade da qual foi professora. Dedicou 30 anos de sua vida aos estudos e ao ensino, como professora e coordenadora da área de Códigos e Linguagens do Colégio Franciscano Pio XII. Consultora literária, pesquisadora, autora de artigos literários, obras institucionais e autora das obras de ficção “Para o amor não existe talvez” e “Sob as luzes da Fogueira” (novelas históricas).
Inscrição
Inscreva-se através do e-mail: cursos@mube.art.br
Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato, nome do curso e como soube do curso.
Para mais informações, entrar em contato através do telefone: 11 2594-2601 ramal 12
Fonte: MUBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...