terça-feira, 9 de junho de 2015

Ultraje


"O vilipêndio religioso é tipificado como crime... É o ato de desrespeitar, ultrajar, menosprezar, através de qualquer meio, ou seja, através de palavras, gestos, escritos, encenações, etc o culto religioso, as imagens religiosas etc, previstos nos artigos 208 e 212 do Código Penal brasileiro. 

O que aconteceu em São Paulo, na chamada "Parada gay" (em parte sustentada com o dinheiro público e este, por sua vez, recolhido entre todos os cidadãos, inclusive os que professam a fé cristã...) é vergonhoso, indigno de uma Sociedade que pretende ser "pluralista". O pluralismo exige, antes de tudo, o respeito pelo diferente. E o respeito é uma via que tem dois sentidos. Exige respeitar e ser respeitado. É absurda a atitude daqueles que tanto exigem respeito, mas que fazem questão de desrespeitar os demais, especialmente naquilo que está mais arraigado na alma humana que é o sentimento religioso. Temos todos, sem exceção, um longo caminho a percorrer na obtenção do autêntico respeito uns pelos outros.

A Igreja anuncia o Evangelho da vida e da verdade, fundamentada no ensinamento de Jesus Cristo. Ela não é contra ninguém, ao contrário: é a favor da autêntica felicidade e promotora da verdadeira liberdade. Infelizmente, a cada ano, repetem-se as cenas de vilipêndio às imagens sagradas. Mas não esqueçamos de outro não menos importante vilipêndio a Deus, aquele que acontece no desrespeito à Sua imagem impressa em cada um de seus filhos. Tristes tempos estamos vivendo. E aqueles, de outras crenças religiosas, que julgam que nós católicos exageramos na indignação, não perdem por esperar... Este mal, o do desrespeito religioso, não se limita a determinadas expressões: é um câncer que afeta a todos."

Breve mas explicativa nota de Dom Antonio Rossi Keller, bispo de Frederico Westphalen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...