sábado, 25 de julho de 2015

Entrega das obras de restauração artística e estrutural da Igreja de N. Sra. das Mercês,Tiradentes, MG





Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Tiradentes, MG


por Márcia Heliane Gomes

Nesse domingo, 26 de julho de 2015, a Oficina de Teatro Entre & Vista e a Paróquia de Santo Antônio entregarão à comunidade de Tiradentes - MG e ao mundo inteiro a restauração artística e arquitetônica da Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

A obra foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e realizada por uma equipe de profissionais de exímia competência. A Igreja de Nossa Senhora das Mercês foi construída pela Irmandade das Mercês dos Pretos Crioulos, entre os anos de 1760 e 1770.

Considerada uma das mais belas igrejas do estilo rococó, seus elementos neoclássicos nas pinturas, esculturas e adornos são menos intensos, visualmente, do que os das obras barrocas. Sua leveza, alegria e contraste de cores tornam-se um presente para os olhos.




medalhão central do forro da nave...




... antes e após o restauro


Em sua construção foram usados a taipa, a madeira, o arenito e os xistos da Serra de São José. Sua fachada simples traz um frontão em volutas, o brasão mercedário e chama a atenção por ter um único sino lateral.

No interior da igreja observa-se a bela e dourada capela-mor, com raras representações de santos e anjos que glorificam Nossa Senhora das Mercês. A pintura original dos forros, no interior da construção, é atribuída ao artista mulato Manoel Victor de Jesus, tiradentino, que realizou trabalhos em vários monumentos religiosos na região de Tiradentes e São João del Rei, em fins do século XVIII e início do século XIX.

No altar-mor, em talha policromada, a imponente Nossa Senhora das Mercês é, provavelmente, obra de um santeiro de Minas. A imagem emociona pela intensa feminilidade presente nos contornos do penteado, nos brincos e coroa, na riqueza do manto e estamparia das vestes, na delicadeza dos gestos.




detalhe do forro antes...




... e após o restauro


Os nichos laterais, com acabamento em peanhas, receberam douramento impecável e de grande elegância formal. Abrigam São Raimundo Nonato e São Pedro Nolasco, fundadores da Ordem Mercedária. A Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora das Mercês no mês de setembro, com missa e procissão e a Festa do Senhor dos Passos, com procissão e rasoura, ambas muito tradicionais e comoventes.

A restauração, executada com cuidado, responsabilidade e profissionalismo, trouxe de volta a beleza do monumento. Pode ser constatada desde as ranhuras ou caneluras, a pintura marmoreada, o forro, o chão, as imagens, o teto em caixotões até o altar-mor, a balaustrada em bolachas, a sacristia e o coro. Foi construída uma rampa de acessibilidade em respeito à Lei vigente, para que a obra possa ser amplamente apreciada e para que todos tenham acesso às cerimônias realizadas na Igreja.

Todos estão convidados para a Missa em Ação de Graças, às 8h, quando a Igreja será entregue à comunidade.

Viva Nossa Senhora das Mercês!

fachada, década de 1940, arquivo central do IPHAN


---------------------------

Serviço:
Márcia Heliane Gomes - Graduada em Filosofia com Especialização em História / Assistente de Pesquisa Projeto Educação Patrimonial. marcia_sjdr@yahoo.com.br
Sérvulo Matias Filho - Graduado em Ciências Econômicas / Ator / Coordenador de Projetos da Oficina de Teatro Entre & Vista. servulomatias@gmail.com
Pe. Ademir Sebstião Longatti - Pároco / Paróquia de Santo Antônio da Cidade de Tiradentes. paroquiasantoantoniotiradentes@gmail.com
Maria Lídia de Moraes Sá Peixoto Montenegro - Advogada / Coordenadora dos Projetos Tiradentes Case BNDES. marialidiamonte@gmail.com
Alba Nélida de M. Bispo - Arquiteta e Urbanista / Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural / Chefe do Escritório Técnico de Tiradentes do IPHAN, Tiradentes.alba.bispo@iphan.gov.br
Marcelo Teixeira - Presidente da Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês.

A obra de restauração da Igreja de N.Sª das Mercês foi realizada pela empresa Anima Conservação e Restauração Ltda, sob coordenação do profissional Gilson Felipe Ribeiro.
Contato: anima.restauro@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns Márcia Gomes, pelo texto informativo excelente que nos proporcionou. Seu modo de escrever mostra sua clareza e maturidade em entender que vivemos em um mundo globalizado, onde a maneira em que se escreve é tão importante quanto o que se escreve. Mais uma vez, parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...