sexta-feira, 24 de julho de 2015

Igreja no México busca "padrinhos" para seus templos históricos.


A Igreja no México está fazendo um chamado para que a iniciativa privada "apadrinhe" vários templos históricos. O apelo foi feito pelo Padre Alfredo Ramírez Jasso, encarregado pela Pastoral da Cultura e titular da Comissão de Arte Sacra para a IV Vicariato "São Miguel Arcanjo" da Arquidiocese do México, fazendo referência as 22 igrejas, sendo a maioria delas situadas no Centro Histórico da Cidade do México, que requerem intervenções urgentes devido a deterioração ocasionada com o passar do tempo, bem como pelos fenômenos naturais e a urbanização.

"A intervenção em nossas Igrejas não pode esperar mais, e por esse motivo, desde a Comissão de Arte Sacra para a IV Vicariato, zona onde se encontra a maioria de todos os templos, está sendo feita uma proposta em que a Igreja se abra para a intervenção de recursos da iniciativa privada para o mantimento dos espaços, mediante o "apadrinhamento" dos templos por parte de empresários, companhias automotivas, instituições bancárias, televisões, e no geral, de qualquer grupo econômico capaz de investir recursos de forma permanente, para o qual seria feito o trâmite junto à Secretaria da Fazenda e das Finanças, a fim de que os "padrinhos" sejam isentos de impostos", disse o Padre Ramírez Jasso ao semanário "Desde la Fe".

O sacerdote também comentou que o apoio que oferece a iniciativa privada será visível, uma vez que nas entradas dos templos que recebem as contribuições, serão colocadas placas com os nomes das instituições ou empresas que os apadrinharem.

A importância histórica, religiosa e arquitetônica dos templos também foi destacada pelo padre, que comentou a conservação dos mesmos, acerca do fato de se encontrarem na capital do país, "na chamada Cidade dos Palácios, que é uma entidade onde o turismo é de vital importância para a nação".



"Nossos edifícios, além de bonitos, tem uma história extraordinária, como muitos que datam do início da evangelização e representam os maiores tesouros do que foi esta cidade colonial da Nova Espanha, propriedades que inicialmente receberam recursos da nação colonizadora do nosso país e, portanto, se mantiveram conservados em excelente estado", disse o Padre Ramirez Jasso.

Além disso, lembrou que a Catedral Metropolitana e a Basílica de Guadalupe recebem ajuda relativamente permanente para seus gastos e mantimento, pois o apoio do restante das igrejas depende da possibilidade de haver recursos ou não.

Entre os templos que requerem uma pronta intervenção estão a Igreja de Santa Veracruz, fundada por Hernán Cortés para comemorar a chegada a terra firme no lugar denominado "Vera cruz". Lá, foi edificada como um voto de ação de graças a Deus.

"É uma Igreja muito bonita, com um Cristo que foi doado pelo imperador Carlos V. O então titular deste recinto era o vice-rei, que o embelezou em todos os sentidos. E assim, todos os vice-reis que vieram para a Nova Espanha, depois de tomar posse no Palácio Nacional com todo o seu conselho, foram em procissão até a igreja para tomar posse. É um local com séculos de história", ilustrou o Padre Ramirez Jasso. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Desde la Fe e SIAME

Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...