segunda-feira, 20 de julho de 2015

Publicações: «Museus da Igreja», a missão pastoral e cultural de transmitir a mensagem cristã

A Paulus Editora lançou o livro «Museus da Igreja – Missão pastoral e cultural» onde o autor, André das Neves Afonso, apresenta um modelo de organização aplicável a dioceses e paróquias e destaca as suas “especificidades muito próprias”.


“Os museus eclesiásticos apresentam enormes potencialidades de ação pastoral criativa, nomeadamente através das características únicas na possibilidade de diálogo e de acolhimento de crentes e não-crentes”, escreve o autor na obra que apresenta as conclusões de um estudo de mestrado.

Para André das Neves Afonso, esses elementos diferenciadores podem resumir-se na “missão pastoral que deve ser central em qualquer museu eclesiástico” e que deve estruturar e moldar toda a sua atividade.

Uma ação que “deve pautar-se” pelo respeito das mais variadas confissões e crenças, “agindo de forma dialogante, inteligente e pedagógica” ainda que assente na transmissão de uma mensagem cristã que “é proposta e não imposta”.

Segundo o mestre em Museologia e Museografia pela Faculdade de Belas-Artes, os museus eclesiais devem colaborar na missão existencial da própria Igreja de comunicar “Deus à humanidade”.

“É sobretudo a partir desta perspetiva dos museus da Igreja enquanto entidades e espaços assumidamente pastorais que surge o presente livro”, explica na introdução o também colaborador da Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Paulus Editora destaca que André das Neves Afonso, depois de refletir sobre as razões pelas quais estes espaços devem ser “valorizados e promovidos”, apresenta um modelo de organização que “pode ser aplicado a qualquer diocese ou paróquia”.

O historiador de arte José António Falcão, da Diocese de Beja, assina o prefácio onde considera o autor “traça, de maneira clara e fidedigna, uma notável perspetiva da problemática dos museus eclesiásticos”.

“A caracterização conceptual e tipológica destas instituições, que abre com justeza o trabalho, situa à perfeição o delicado equilíbrio da sua peculiar vocação, duplamente fiel às funções museológicas e ao anúncio do Evangelho”, desenvolve o também diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

O livro «Museus da Igreja – Missão pastoral e cultural» vai ser apresentado no dia 23 de julho, às 19h00, na igreja de Santa Catarina, na Calçada do Combro, em Lisboa.

Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...