terça-feira, 7 de julho de 2015

Sobre o II Seminário Internacional de Patrimônio Sacro




Coloco aqui um pouco do que foi o II Seminário Internacional de Patrimônio Sacro realizado em São Paulo, entre 01 e 04 de julho deste ano. Coordenados pelos professores da FAU-USP, IA-UNESP, e apoio da Faculdade São Bento.

A série de conferências começava às 09h da manhã, sempre no auditório do Mosteiro São Bento, este ano abordando as mudanças da Arte Sacra (principalmente arquitetura e suas resignificações) entre os séculos XVIII, XIX e XX no Brasil e no mundo.

Ainda tivemos o lançamento do Livro: "Patrimônio Sacro na América Latina: Arquitetura, Arte e Cultura" (Org. Percival Tirapeli), resultado dos estudos do I Seminário em outubro de 2013.

Destaco o apoio de Dom Mathias, abade do Mosteiro em sua conferência inicial, a feira de livros promovida pelas editoras e livrarias: Annablume, Paulus, UNESP e Loyola. Além do concerto de órgão no dia 03, na Igreja abacial do Mosteiro e a visita guiada as igrejas do Centro Histórico de São Paulo, no sábado pela manhã, dia 04 de julho.

Em suma, a continuidade deste encontro de mestres, doutores, professores, pesquisadores, restauradores e demais envolvidos pelo interesse na Arte Sacra, foi muito bom e proveitoso, levando a busca de conhecimento mais amplo das mudanças, e desejo de preservação das diversas expressões de Arte Sacra.

Fiquem com algumas fotos:

Na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (Largo São Francisco)

Mosteiro São Bento

Material do Seminário (Livro "Patrimônio Sacro na América Latina" lançamento este ano)

Mesa de conferências (Auditório do Mosteiro. Vê-se Prof. Percival Tirapeli, Prof. Rodrigo Gutiérrez e Dom Abade Mathias)


Uma das apresentações sobre arquitetura "imperial"

Prof. Percival Tirapeli e doutorando Mateus Rosada em sua apresentação

Prof. Percival e o Arquiteto Carlos Alberto B. Campelo de Melo que falou sobre a arquitetura e ornamentação da Basílica de N. Sra. da Penha no Recife

João Rossi, restaurador responsável pelas obras do Mosteiro São Bento

Prof. Maurizio Russo.

Visita guiada a Igreja de Santa Ifigênia

Largo São Francisco

Visita a Cripta da Catedral da Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...