quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A mais alta estátua de Maria em todo o mundo é inaugurada no maior país muçulmano do planeta

Nossa Senhora da Assunção tem 42 metros e fica na ilha de Java, na Indonésia

Fair Use via Facebook

"Gua Maria", ou a "Gruta de Maria", é um importante santuário mariano da Indonésia. Localizado em Ambarawa, na região central da ilha de Java, o santuário acaba de celebrar os seus 61 anos de existência de maneira grandiosa: após uma concelebração eucarística com sete bispos e 15 sacerdotes da arquidiocese de Semarang, os cerca de 30.000 fiéis presentes assistiram com emoção à bênção de uma estátua de Maria de nada menos que 42 metros de altura.

A imagem de Nossa Senhora da Assunção, uma obra do famoso trio de escultores religiosos indonésios Kuncoro, Adi Nugroho e Agung, é a estátua mariana mais alta do mundo - e é chamativo que ela tenha sido erguida não num país tradicionalmente católico, mas sim no país com a maior população islâmica do planeta: dos 250 milhões de habitantes da Indonésia (mais que o Brasil, que tem 203 milhões), 87,2% são muçulmanos.

Também é significativo que a imagem já tenha "nascido" em um contexto de paz e diálogo inter-religioso: dias antes da inauguração, a arquidiocese de Semarang organizou no santuário um encontro com líderes de várias religiões do país, em iniciativa que contou com o apoio de todos os partidos políticos locais.

O arcebispo, dom Johannes Pujasumarta, em uma declaração pública após o encontro, agradeceu às autoridades por terem incentivado o encontro inter-religioso e por terem pedido à população que receba com grande hospitalidade os milhares de peregrinos esperados no santuário.

De fato, os peregrinos já começaram a chegar aos milhares. Só na cerimônia da bênção da estátua, eles excederam em mais de 10.000 pessoas o número previsto pela organização, tanto que um terço deles ficou sem comungar na missa porque não havia hóstias suficientes para todos os fiéis participantes.


A bênção da estátua precisou ser feita com a ajuda de um guindaste

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...