terça-feira, 11 de agosto de 2015

A Última Ceia de Leonardo da Vinci e a Igreja de Santa Maria delle Grazie em Milão

Confira esse relato da Maria, proprietária do Site: www.viagemitalia.com. Ela residente na Itália desde 2003, dá dicas das maravilhas italianas e ainda é uma grande ferramenta de Elaboração de Roteiros Personalizados.

Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão
Interior da Igreja de Santa Maria delle Grazie em Milão, a qual, juntamente com seu convento domenicano e a celebérrima A Última Ceia de Leonardo da Vinci são Patrimônio UNESCO desde 1980.
E junho de 2014, depois de anos de embromação, finalmente consegui conhecer a tão ilustre Igreja de Santa Maria delle Grazie e uma das obras de arte mais famosas do mundo, A Última Ceia de Leonardo da Vinci em Milão. Matei dois coelhos com uma cajadada só: vi cara a cara uma das obras-primas de um dos maiores gênios de todos os tempos e incluí mais um monumento na minha lista de Patrimônio Unesco visitado.

A Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão

Faltando poucos minutos para o meio-dia, cheguei à Igreja de Santa Maria delle Grazie, a qual já estava fechando suas portas para a pausa do almoço, mas, mesmo assim, pude contemplar a beleza do seu interior.
Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão
O nome Santa Maria delle Grazie deve-se à imagem afrescada de Nossa Senhora das Graças, doada pelo conde Gaspare Vimercati aos domenicanos no século 15, e a partir desse afresco surgiu a edificação da igreja em homenagem a essa santa e ao convento.
Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão
Exterior da igreja. Por vontade de Ludovico il Moro, o qual quis que este edifício religioso fosse também o mausoléu de família, o grande artista renascentista Bramante realizou modificações na estrutura da igreja. A arquitetura harmoniosa da Igreja de Santa Maria delle Grazie e A Última Ceia de Leonardo da Vinci no refeitório do convento simbolizam a magnificência do renascimento em Milão.
A minha visita estava agendada para as 13h. Detalhe: comprei minha entrada para o início de junho com três meses de antecedência, isto é, em março, quando o site de vendas de ingressos apenas disponibilizou os do mês de junho! Sim, é necessário reservar com bastante precedência de tempo, pois a procura é muito grande. A quantidade de japoneses e outros turistas estrangeiros que querem ver a obra de Leonardo não está no gibi!
Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão
Antes de admirar a obra-prima de Leonardo da Vinci, aproveitei para conhecer o pátio interno da igreja com o seu jardim, obra do gênio Bramante. A grande cúpula também é fruto deste grande artista renascentista.
Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão
Fachada da Igreja de Santa Maria delle Grazie em Milão. Nas suas laterais internas, há sete capelas para cada lateral, sendo algumas delas decoradas por grandes artistas daquela época, como Antonello da Messina e Gaudenzi Ferrari.
É proibido fotografar A Última Ceia de Leonardo da Vinci e a Crucificação de Giovanni Donato Montorfano, afresco que fica na parede oposta à da obra de Leonardo. A visita dura quinze minutos.
Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão
A Última Ceia, ou Cenáculo, de Leonardo da Vinci, realizada entre 1494 e 1498. Apesar de seu estado de conservação ser muito frágil (a sala tem temperatura controlada), a obra desperta a curiosidade de milhares de turistas de todas as partes do mundo. Foto: Wikipedia.
Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão
Fazendo pose com o meu ingresso em frente à entrada de A Última Ceia de Leonardo da Vinci, na mesma praça onde também fica a entrada para a Igreja de Santa Maria delle Grazie.
Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo) em Milão
Crucificação, de 1495, afresco do artista renascentista Giovanni Donato Montorfano. Para ser sincera, esta obra cativou-me pela sua enorme beleza e simbologia. Muitos turistas, infelizmente, só dão atenção à obra de Leonardo, porém este afresco merece toda a nossa contemplação. Foto: Wikipedia.

Como visitar a Última Ceia de Leonardo da Vinci e a Igreja de Santa Maria delle Grazie

Conforme citei acima, comprei com três meses de antecedência a minha entrada para ver A Última Ceia. O site de vendas estabelece datas mensais para começar a vender ingressos para a visita no terceiro mês consecutivo. As entradas podem ser comprados neste site.
Igreja de Santa Maria delle Grazie: Aberta todos os dias, das 7h às 12h e das 15h às 19h15. Feriados: das 7h30 às 12h30 e das 15h30 às 20h45. Entrada gratuita.
Endereço: Praça Santa Maria delle Grazie, 2. Milão.
Por dentro da obra A Última Ceia de Leonardo da Vinci ▼



Obrigado Maria por autorizar a postagem.
Fonte: Viagem na Itália 
Siga também: @Viagem_Italia on Twitter | ViagemNaItalia on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...