quinta-feira, 13 de agosto de 2015

"Art & Prayer: The Beauty of Turning to God" "(Arte e Oração: A Beleza de Dirigir-se a Deus)

Um reconhecido historiador de arte e especialista em arte sacra, Dom Timothy Verdon, lançou recentemente seu primeiro livro da série Monte Tabor, dedicado à arte sacra e sua relação com a prática da Fé. O texto, intitulado "Art & Prayer: The Beauty of Turning to God" "(Arte e Oração: A Beleza de Dirigir-se a Deus) explora uma realidade que resulta simples para quem já a experimentou mas que pode ser desconhecida para muitos: A arte sacra pode ensinar a orar.




"As imagens postas diante dos crentes podem de fato ensinar-lhes como dirigir-se a Deus em oração", afirma Dom Verdon, que descreve uma "arte de oração" na qual a Fé e a oração se convertem em respostas criativas pelas quais as criaturas aprendem a relacionar-se com seu Criador.

O livro mesmo é proposto como uma ajuda para a meditação ao incluir fotografias de obras de arte sacra que expõem profundos mistérios da Fé da Igreja. Os temas abordados por Dom Verdon incluem a oração litúrgica, a lectio divina e a oração de intercessão, concluindo com uma reflexão sobre a oração na hora da morte.

Os autores nos quais se inspiram as reflexões do autor incluem a Tertuliano, São Jerônimo e Santo Agostinho, assim como outros mestres da Tradição Católica, em um estilo acessível para o leitor não especialista em Teologia ou em arte sacra. Pela particular experiência de Dom Verdon, residente em Florença (Itália), a obra contém muitas obras de arte italianas do Renascimento, mas também inclui obras de outras regiões e momentos históricos. (GPE/EPC)

Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...