sábado, 8 de agosto de 2015

Criado aplicativo para 'descobrir' a Catedral de Turim

A Catedral -'Duomo'- de Turim, onde se resguarda o Santo Sudário com o qual se acredita que envolveu o corpo de Jesus no Santo Sepulcro, agora poderá ser visitado de maneira virtual graças a um novo aplicativo para dispositivos móveis.Criado aplicativo para 'descobrir' a Catedral de Turim 1.jpg

O 'app', criado por ocasião da ostentação extraordinária da Síndone realizada nos passados meses de abril, maio e junho, permite aos usuários das novas tecnologias realizar um tour virtual pelo templo insigne de Turim e coração da cidade italiana.

"Bem-vindos à Basílica Catedral de São João Batista, coração da Arquidiocese de Turim e célebre no mundo pelo Santo Sudário, que aqui se custodia há quatro séculos", saúda o 'app'.

O aplicativo resulta bastante interessante e útil sobretudo para aquelas pessoas que não puderam viajar para Turim para venerar o Sudário na exposição passada, já que só ao ingressar nela se pode conhecer a história da Síndone, santo linho que permanece na cidade italiana desde o ano de 1578 quando foi levado desde Chambéry e custodiado na capela projetada pelo arquiteto italiano Guarino Guarini, e cuja cúpula é ao estilo barroco.

Entre seus conteúdos, o 'app' viaja ao passado e percorre a história da Catedral que foi construída onde antes se encontravam três igrejas paleocristãs, que foram edificadas a partir do século IV e estavam dedicadas a Cristo Salvador, a São João Batista e a Virgem Maria. Restos destas três igrejas podem ser visitados no Museu Diocesano de Turim na área subterrânea da Catedral.
Criado aplicativo para 'descobrir' a Catedral de Turim 2.jpg
Com a demolição dos templos paleocristãos, o 'Duomo' foi reconstruído ao estilo renascentista entre os anos 1491 e 1498 a pedido do então Bispo de Turim, o Cardeal Domenico della Rovere. Aquele então os trabalhos foram confiados ao arquiteto Amadeo da Settignano, que levou à região italiana do Piamonte o estilo arquitetônico do Renascimento.
O aplicativo também faz menção da restauração que sofreu a Capela do Sudário após o incêndio ocorrido ali em abril de 1997 e que não causou danos ao Santo Sudário, já que por então o sagrado linho se encontrava no coro da Catedral.

Além da visita virtual, que vem enriquecida com textos e áudios, o 'app' também contêm uma seção didática "Il Duomo dei Ragazzi" - "A Catedral das Crianças" - com contos, histórias e desenhos animados para crianças. Estes conteúdos oferecem elementos catequéticos sobre as obras de arte e santos que se encontram na Catedral. O aplicativo também inclui um mapa com a localização da 'Duomo'.
Criado aplicativo para 'descobrir' a Catedral de Turim 3.jpg
Este 'app', descarregável a partir do Google Play, é a ferramenta para dispositivos móveis que complementa o site web www.duomoditorino.it. (GPE/EPC)


Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...