terça-feira, 11 de agosto de 2015

Festa de Nossa Senhora dos Reis é celebrada na Espanha

Nossa Senhora dos Reis, a bela imagem coroada que o Rei Fernando III levou para a Espanha, está saindo em procissão pelas ruas de Sevilha. Isto porque a cidade espanhola se prepara para um dos eventos marianos mais importantes do ano: a festividade de sua Padroeira, cuja celebração será no dia 15 de agosto, quando a Igreja celebra a solenidade da Assunção de Maria.Festa de Nossa Senhora dos Reis é celebrada na Espanha.jpg
Os atos em honra à Virgem Patrona sevilhana começaram no dia 04 de agosto com o primeiro beija mãos que ocorreu na Catedral de Sevilha, e continuou no dia 05.
As homenagens continuam nesta quinta-feira, 06, com o início da novena de Nossa Senhora, que se estenderá até o dia 14 e ocorrerá na Catedral na Nave do Jubileu, diante da imagem da Padroeira, a partir das 20h. A Novena começará diariamente com a oração do Santo Rosário, continuará com a pregação do Padre Jesús Donaire, pároco da Igreja de Corpus Christi, e seguirá com sucessivas celebrações Eucarísticas.
O novenário, dedicado este ano à Vida Consagrada, é um dos atos religiosos preparatórios à festividade da Virgem dos Reis mais importantes para a cidade, como o destaca a Arquidiocese de Sevilha em nota à imprensa difundida a partir de sua página web: "A Novena é um destes momentos da cidade com a sua padroeira. Este ano estará dedicada à vida consagrada, concretamente, à memória de Santa Teresa de Jesus por ocasião do ano jubilar. Em consequência, a coleta extraordinária do dia 13 de agosto será destinada ao Convento das Teresas".
Entre as atividades, o dia 12 de agosto -durante a Novena- ocorrerá o ato de admissão dos novos irmãos da Associação de Fiéis de Nossa Senhora dos Reis e São Fernando, que atualmente conta com mais de 1.500 membros, e está a cargo da custódia e cuidado da venerada imagem.
Para a festividade mariana do dia 15 de agosto estão previstas três celebrações Eucarísticas prévias à saída processional da imagem. A primeira Eucaristia será às 05h30, e se prevê que a Virgem dos Reis inicie seu caminho pelas ruas de Sevilha às 08h. Nesta ocasião Nossa Senhora luzirá seu manto da Coroação do ano de 1904, que é da cor celeste e foi doado pela condessa de Casa-Galindo e a marquesa de Torres da Pressa. Acompanharão a procissão um cortejo de 300 pessoas, aproximadamente.
As homenagens à Mãe de Deus se estenderão até o dia 22 de agosto quando culmine a Oitava da Virgem dos Reis e se proceda a abertura da urna do Rei São Fernando.
A imagem da Virgem dos reis, hoje venerada pelos sevilhanos, foi a primeira efígie mariana coroada canonicamente em toda Andaluzia. O dia 15 de agosto de 1946 Pio XII a proclamou padroeira da cidade e da Arquidiocese de Sevilha. (GPE/EPC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...