segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Jerusalém terá o primeiro museu do mundo sobre as origens do cristianismo

O Terra Sancta Museum será aberto em 2015 no coração da Cidade Velha, como exposição permanente inédita


Texto de Corrado Paolucci

aleteiaar


Só existe um no mundo e será aberto ao público no ano que vem: trata-se do Museu da Terra Santa, em Jerusalém. A exposição permanente, como escreve o Custódio da Terra Santa, tem o objetivo de ajudar a revelar a história dessa terra extraordinária, em que, há milhares de anos, se entrelaçam de forma surpreendente os destinos de muitos povos que convivem nos lugares sagrados das três grandes religiões monoteístas.

O coração do cristianismo

Criado por desejo do pe. Pierbattista Pizzaballa, Custódio da Terra Santa, o museu será aberto em 2015. Localizado no coração da Cidade Velha de Jerusalém, o Terra Sancta Museum terá o privilégio de ser o único no mundo dedicado às raízes do cristianismo e à preservação dos Lugares Santos. Neste momento histórico particular e delicado, é de fundamental importância divulgar ao mundo inteiro a história da presença cristã na Terra Santa a fim de promover uma consciência mais clara das suas raízes, contribuir para a unidade da família humana e espalhar uma mensagem de paz pelo mundo inteiro.

As palavras do Custódio da Terra Santa

Reproduzimos abaixo um trecho da entrevista concedida pelo Custódio da Terra Santa, pe. Pierbattista Pizzaballa, ao Franciscan Media Center, enfatizando a importância da iniciativa:

“O Terra Sancta Museum quer destacar as raízes do cristianismo e desta terra, porque este país tem uma história em que a presença cristã é evidente, assim como a judaica e a islâmica, mas precisa ser mostrada e divulgada melhor, de forma orgânica. Os cristãos, mesmo sendo uma minoria, sempre foram e continuam sendo uma presença culturalmente muito vibrante e rica, que contribuiu de modo enorme para construir relações não só com a população local, mas com muitas sociedades do mundo todo. É justo que esta realidade seja hoje conhecida e divulgada”.

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...