quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Museu Arquidiocesano de Arte Sacra apresenta a exposição “Rosário uma devoção popular”

O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, que integra o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, apresenta a exposição itinerante “Rosário uma devoção popular”. O acervo contempla uma coleção de rosários singelos, todos italianos, com características estilísticas e iconográficas diversas. Há, ainda, uma publicação específica para cada Rosário.

A exposição poderá ser apreciada em igrejas dedicadas a Nossa Senhora do Rosário em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Sabará. A iniciativa busca ressaltar o valor imaterial presente na devoção e no costume da Oração do Rosário.

Veja abaixo o período e o local de exposição em cada cidade:




Nossa Senhora do Rosário é o título recebido por Maria, em virtude da aparição a São Domingos de Gusmão em 1208, na Igreja de Prouille (França). Momento especial em que a Virgem lhe apresenta e entrega o Rosário. Um longo caminho é percorrido até que a festa dedicada à Virgem Maria passe a se chamar Nossa Senhora do Rosário, o que ocorre a partir de uma devoção a Nossa Senhora da Vitória.

Em 1213, em agradecimento pelo triunfo na Batalha de Muret, Simon de Montfort, líder das tropas francesas, constrói o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitória.

A festa litúrgica dedicada à Santa é instituída em 1572, pelo Papa Pio V, para comemorar a vitória dos cristãos sobre o Império Otomano, na Batalha de Lepanto. A conquista é atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão com a Oração do Rosário, no mesmo dia, na Praça de São Pedro, em Roma.

No ano seguinte, em 1573, o Papa Gregório XIII muda o nome da comemoração para “Festa do Santo Rosário”. Mas, somente após as reformas do Concílio Vaticano II, a festa é renomeada para Nossa Senhora do Rosário, e passa a ser celebrada no dia 7 de outubro.

A devoção à Virgem, com esse título, é expressiva no Brasil, especialmente em Minas Gerais. Na Arquidiocese de Belo Horizonte são seis paróquias dedicadas à Virgem do Rosário: Paróquia Nossa Senhora do Rosário (RENSE) no bairro Barroca, Paróquia Nossa Senhora do Rosário (RENSP) no Centro e Paróquia Nossa Senhora do Rosário (RENSP) no bairro Pompéia, todas em Belo Horizonte; Paróquia Nossa Senhora do Rosário (RENSA), em Contagem; Paróquia Nossa Senhora do Rosário (RENSP), em Nova Lima e Paróquia Nossa Senhora do Rosário (RENSC), em Ribeirão das Neves.




Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...