sábado, 19 de setembro de 2015

Expo 2015 em Milão (Itália)



1º de maio a 31 de outubro: Expo 2015 em Milão.

Durante 1º de maio e 31 de outubro de 2015, quem for a Milão, seja pela Expo ou não, poderá admirar os vários Pavilhões de Arte espalhados pela cidade em ocasião deste evento internacional.
Pavilhões de arte da Expo 2015 em Milão seus respectivos temas:

Expo Gate: O Castelo Sforzesco é a porta de entrada da Expo de Milão.

1. Pavilhão Bramante em duas sedes: Igrejas de Santa Maria presso San Satiro e Santa Maria delle Grazie

Este pavilhão é uma das obras-primas de Donato Bramante, com a perspectiva ilusória da abside fictícia. Está dividido em duas sedes: Santa Maria presso San Satiro, com a mais extraordinária perspectiva arquitetônica do Renascimento, e a Igreja de Santa Maria delle Grazie com o magnífico tibúrio.

2. Pavilhão Leonardo, Igreja Santa Maria delle Grazie, para apreciar A Última Ceia

A visita de A Última Ceia de Leonardo da Vinci tem horário extraordinário de abertura durante a Expo 2015: às segundas-feiras à tarde, das 16:30 h às 22 h, e de quinta-feira a domingo à noite, das 19 h às 22 h.


A Última Ceia de Leonardo da Vinci.

3. Pavilhão Antonello, Palácio Bagatti Valsecchi

Neste palácio, quadros do Primeiro Renascimento, ao lado de obras-primas como a “Santa Giustina de’ Borromei” de Giovanni Bellini e um tríptico de Antonello da Messina, o qual será dividido entre a Galeria dos Ofícios e o Castelo Sforzesco.

4. Pavilhão Michelangelo, Castelo Sforzesco

No Castelo Sforzesco, que não é somente uma referência simbólica da Expo de Milão, está exposta uma das obras-primas do Renascimento italiano: a “Pietà Rondanini” de Michelangelo. É possível que, assim como o Pavilhão Leonardo, o Pavilhão Michelangelo também tenha um turno adicional para visitação que coincida com o horário do Cenáculo de Leonardo da Vinci.

5. Pavilhão Rafael e Caravaggio, Pinacoteca Ambrosiana e Pinacoteca de Brera

Na Pinacoteca Ambrosiana, está exposto o rascunho de Rafael para a “Stanza della Segnatura” nos Museus Vaticanos. Este, talvez, seja o maior desenho do primeiro pintor do Renascimento italiano. Outra obra-prima de Rafael é o “Sposalizio della Vergine”, de 1504, na Pinacoteca de Brera, museu que guarda também a “Cena in Emmaus” de Caravaggio, elo entre o Renascimento e o Barroco. Na Pinacoteca Ambrosiana, atenção para a “Canestra” de Caravaggio, primeira natureza-morta dotada de vida.

As obras-primas essenciais para serem admiradas: a “Pala de Brera” de Piero della Francesca; o “Cristo Morto” de Andrea Mantegna; a “Pietà” de Giovanni Bellini; o “Sposalizio della Vergine” de Rafael Sanzio e a “Cena in Emmaus” de Caravaggio.


6. Pavilhão Tiepolo, Palácio Clerici

Palácio Clerici, entre os mais importantes edifícios do século XVIII em Milão, possui afrescos de Giovanni Battista Tiepolo realizados para a Galleria degli Arazzi, além de outros maestros nas suas numerosas salas, como Giovanni Angelo Borroni e Mattia Bortoloni.Na Sala delle Colonne, em correspondência com o teto de Tiepolo, será exibida a mostra “I colori del disegno. Gian Battista, Gian Domenico e Lorenzo Tiepolo”.

7. Pavilhão Futuristas, Museu del Novecento

Trinta obras de arte provenientes das coleções do Museu Nacional (Brera, coleção Jesi), de coleções privadas e do próprio Museu del Novecento.

O Futurismo é, naturalmente, ligado à ideia da Expo e indica, sobretudo depois do sucesso no Guggenheim de Nova Iorque, a última grande estação internacional da arte italiana.

8. Pavilhão Sala delle Cariatidi, Palácio Real

Até 23 de agosto de 2015, a Sala delle Cariatidi no Palácio Real exibe a mostra “Il Principe dei sogni – Giuseppe negli arazzi medicei di Pontormo e Bronzino”.


Obra de Giotto.

9. Mostra “Giotto. L’Italia. Da Assisi a Milano”, Palácio Real

De 2 de setembro até 10 de janeiro de 2016.  (Sobre essa amostra será publicada matéria especial)
Texto editado
Fonte: Viagem na Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...