quinta-feira, 10 de setembro de 2015

IX Congresso Mariológico começa nesta quinta-feira em Aparecida

Como já publicamos aqui e aqui:


Com a temática ‘Iconografia de Aparecida - Teologia da Imagem de Nossa Senhora Aparecida’, a Academia Maria de Aparecida (SP) realiza o IX Congresso Mariológico, no Santuário Nacional.

O Congresso terá inicio nesta quinta-feira (10), com a Santa Missa no Altar Central da Basílica, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno. As atividades acontecerão no Auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário até o domingo (13).



O encontro conta com uma extensa programação de palestras, estudos e reflexões em torno da Iconografia da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

.:: Acesse aqui a programação completa ::.

A Abertura será feita por Dom Raymundo Damasceno Assis e em seguida os congressistas participarão da palestra ‘Imagem de Aparecida e Imago Dei’ será conduzida pelo padre Osmar Cavaca, Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção.

No período da tarde, a Pós-doutora em teologia Sistemático-pastoral da PUC-Rio e de Mariologia no Instituto Franciscano de Petrópolis, Lina Boff, desenvolve o tema a ‘Imagem da mulher na Bíblia’.

O Congresso traz no dia 11 a palestra “História da Imagem de Aparecida”, com Maria Inês Lopes Coutinho, Diretora Técnica do Museu de Arte Sacra de São Paulo, mestre em história e doutoranda em museologia, em seguida, a palestra “A catequese da Imagem” com. Pe. Zezinho, scj, que há 50 anos é um dos autores católicos mais lidos e cantados do Brasil e do mundo.

Ainda no segundo dia de congresso, a Academia Marial realiza uma Noite Cultura onde estão previstos o lançamento de três livros pela Editora Santuário, uma apresentação da Orquestra PEMSA (projeto de Educação Musical do Santuário Nacional) e a inauguração da Exposição Nossa Senhora na Arte.

No sábado (12), a palestra ‘Teologia da Imagem’ será conduzida pelo Ir. Afonso Murad, professor de mariologia no ISTA e na FAJE, em Belo Horizonte e especialista em Gestão e Doutor em Teologia. Em seguida será o momento do artista sacro Claudio Pastro, com formação na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

No domingo (13) os congressistas participarão da Missa de encerramento, às 8h, no Santuário Nacional.

O Congresso é organizado pela Academia Marial, parte integrante do Santuário Nacional, em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP). A participação no evento é considerada como curso de extensão universitária.

Exposição Nossa Senhora na Arte

A partir desta quinta-feira (10) as telas em papel e serigrafias estarão expostas no auditório Padre Noé Sotillo.

A exposição será inaugurada na sexta-feira (11) durante a Noite Cultural e após o término do Congresso Mariológico poderá ser visitada no subsolo do Santuário Nacional até o dia 31 de outubro.

Entre os trabalhos estarão obras do artista plástico, Cláudio Pastro, Beto Leite, Mari Bueno, Padre Valdivino Guimarães, Padre Marcelo Betani, Alberto Messias, Rodolfo Cristiano, Maria Elena Moragas Catón Perrella, Maria Heloisa Guimarães Freire Novaes, entre muitos outros artistas.

Acesse a página da Academia Marial de Aparecida e confira todos os detalhes:www.A12.com/academia

Fonte: A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...