quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O PORTÃO NORTE DO BATISTÉRIO APÓS A RESTAURAÇÃO ESTÁ NO MUSEO DELL'OPERA DEL DUOMO

POR ROBERTA MANETTI


A remoção do Portão Norte do Batistério: agora a viagem rumo ao Museu da Catedral

FLORENÇA - Tudo está pronto para a última jornada do Portão Norte do Batistério de Florença. Nada trágico só serão transportados para o seu local final no novo Museu da Catedral, cuja inauguração está prevista para 29 de Outubro.

O importante trabalho vai começou a viagem para o seu destino final na "Noite": às 21h do dia 10 de setembro e foi feito fora da sede do Opificio delle Pietre Dure, Via degli Alfani, que foi restaurado, para continuar para o Museu na Piazza del Duomo.

Ele irá tomar duas viagens, um para cada uma das folhas da porta, do peso de 4 toneladas, que deve ser adicionado ao peso de "gaiolas" de metal destinadas a suportar e proteger o trabalho, para um total de cerca de 7 toneladas de materiais são transportados para cada as duas viagens.



A restauração do Portão Norte do Batistério (foto Gianluca Moggi - Opera di Santa Maria del Fiore)

Estava colocada a dois anos e seis meses em laboratórios do Opificio delle Pietre Dure na restauração, realizadas em um tempo muito curto, dada a complexidade e da quantidade de trabalho que precisava, mas a fábrica tinha acumulado uma longa e valiosa experiência por várias décadas estudando as formas mais adequadas para restaurar a Porta do Paraíso.

A restauração do original - e a construção de uma réplica executado pela Galeria Frilli de Florença, que será colocada no Batistério em novembro - foram inteiramente financiada com fundos privados disponibilizados pelo mesmo Opera di Santa Maria del Fiore e da Guild of the Dome Association, que inclui empresários de todo o mundo. Esta é a primeira restauração real a seiscentos anos, mesmo que a porta tinha sido submetido a limpeza após a Segunda Guerra Mundial, antes de sua transferência (durante o conflito tinham sido postas em prática menos incerto).

O Portão Norte do Batistério em Florença foi o segundo a ser realizado, após o de Andrea Pisano e antes disso do Paraíso. Foi dirigido por Lorenzo Ghiberti em 1401, após o famoso concurso que viu o jogo de encontro a Filippo Brunelleschi. Ghiberti trabalhou lá 1402-1424, ajudado por seu pai e ourives Bartoluccio, e um número de assistentes, incluindo o jovem Donatello. A porta reproduz fielmente o padrão de que de Andrea Pisano, com 28 painéis coradas quadriláteros, dispostos em sete fileiras de quatro, 14 para cada folha. Vai ilustram episódios do Novo Testamento, enquanto que nas telhas na parte inferior mostra os quatro evangelistas e quatro Doutores da Igreja. O chassi contém os cantos dos painéis, 47 chefes de Profetas e Sibille, seis em uma linha, exceto a última na parte inferior que tem apenas cinco. Estes incluem o auto-retrato de Lorenzo Ghiberti, representado com um turbante.

Fonte: Firenze Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...