quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O retrato na pintura italiana do renascimento: Florença e Veneza

O MASP tem encontros mensais com professores da UNIFESP que discutem diferentes períodos da história da arte em diálogo com o abrangente acervo do MASP e suas exposições temporárias. O objetivo é oferecer a um público amplo e diverso múltiplas leituras sobre as várias coleções do MASP – da arte europeia a brasileira, da asiática a africana –, entendendo o museu como um espaço democrático de discussão, pesquisa e produção de conhecimento crítico. 

As palestras são gratuitas e acontecem sempre aos sábados, das 11h às 13h, com retirada de senha individual na bilheteria do museu, a partir das 10h. Não há necessidade de inscrição prévia. Lotação: 374 lugares. 

Reservamos 10% da lotação total para atendimento preferencial (idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais e Amigo MASP). Retirada de uma senha por pessoa. de inscrição prévia. Lotação: 374 lugares.

Em setembro o tema será: O retrato na pintura italiana do renascimento: Florença e Veneza
Palestrante: Cássio Fernandes

12 de setembro, 11h às 13h
Gratuito, retirada de senha no dia, a partir das 10h

A palestra irá traçar um breve panorama do surgimento e evolução da representação pictórica da figura humana em Florença e Veneza, entre os séculos 15 e 16, levando em consideração sua diversidade de modelos e tendo como base as culturas locais e suas capacidades artísticas. De um lado, o desenvolvimento da tradição florentina, desde a representação de personagens ilustres como observadores de cenas sacras e históricas, nos afrescos de igrejas e palácios, imortalizados pelas mãos de Masaccio, Filippo Lippi, Benozzo Gozzoli, Domenico Ghirlandaio, até o predomínio do retrato individual, marcado inicialmente pelas obras de Leonardo e Rafael. De outro lado, o mundo veneziano, sob a égide da medieval figura dos Doges, modificada pela influência da pintura flamenga a partir de Antonello da Messina, seguindo com os irmãos Bellini, com Giorgione, até a obra de Ticiano.

Cássio Fernandes é professor adjunto do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, onde atua na área de História e Historiografia da Arte e da Cultura no Renascimento. Tem doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (com estágio de pesquisa na Scuola Normale Superiore di Pisa – Itália). Organizou e traduziu para o português do livro O retrato na pintura italiana do Renascimento, de Jacob Burckhardt (editora da UNICAMP e editora da UNIFESP, 2012).

****
Lembrando ainda que segue a Exposição (publicada aqui anteriormente):

ARTE DA ITÁLIA: DE RAFAEL A TICIANO

Sandro Botticelli e ateliê, Virgem com o Menino e São João Batista Criança, 1490-1500, têmpera sobre madeira, diâmetro 74 cm.
Exposição do ACERVO MASP

Período: 26.6 a 20.9.2015

Fonte: MASP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...