domingo, 13 de dezembro de 2015

1ª Exposição Franciscana de Presépios



Com o tema: "Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso", o Convento Santo Antônio promove a 1ª Exposição Franciscana de presépios. As representações do Nascimento de Jesus são do acervo da coleção franciscana de presépios da Província da Imaculada Conceição do Brasil. O acervo possui mais de mil conjuntos provindos do Brasil e de outros países. A coleção foi iniciada na década de 1970 e cada ano novos presépios são adquiridos por meio de compra ou de doação. São obras praticamente do século XX e XXI, de todos os tipos de materiais e técnicas de requinte qualidade. Muitos presépios são obra única feita artesanalmente. Parte da coleção já foi exposta em diversas cidades do Brasil, na Alemanha e em Angola. A tradição de montar presépio começou com São Francisco de Assis, no ano de 1223. Ele queria sentir como o Menino Jesus passou a noite numa gruta, deitado numa manjedoura entre dois animais. Coube aos franciscanos propagar pelo mundo esta tradição.

A escolha do tema, segundo o curador, foi por causa do Ano Jubilar Extraordinário instituído pelo Papa Francisco. Para a religião, na cena do presépio é possível contemplar o grande ato de amor de Deus pela humanidade. "Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai". Ali, na fragilidade da criança está o grande mistério do perdão e da reconciliação. "Na "plenitude do tempo ((Gl 4,4), quando tudo estava pronto segundo o seu plano de salvação, mandou o seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo, o seu amor. Quem o vê, vê o Pai (cf. Jô 14,9). Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus."

A exposição de presépios além de revelar o Mistério do Amor Misericordioso de Deus para a humanidade é também uma oportunidade de poder conhecer outras culturas e dialogar com outros povos. Para a mostra foram selecionados 30 presépios e que serão expostos pela primeira vez no Rio de Janeiro. Foi selecionado da Rússia um presépio pintado à mão em formato de ovo, da Áustria, um conjunto da playmobil, incluindo São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel, do Peru e da Bolívia peças com traços regionalizados, algumas miniaturas e um presépio do Rio de Janeiro, com estilo bem brasileiro, representando as personagens nos dias atuais da cidade maravilhosa. Os presépios são feitos de material diverso e artesanal e a riqueza nos detalhes leva o visitante a perceber a diversidade das culturas brasileira e estrangeira representadas na cena do Nascimento de Jesus. A exposição será no claustro do convento e as obras estarão em vitrines e armários do próprio convento. A intenção é integrar a exposição com a arquitetura do lugar e os objetos do monumento centenário. Por isso, a cenografia é composta com peças históricas, fragmentos de azulejos do século XVII, chaves das antigas portas, entre outras peças do raro acervo. Além da exposição de presépios, os visitantes ainda poderão desfrutar a arquitetura franciscana presente no conjunto arquitetônico do século XVIII.

A iniciativa de realizar a 1ª Exposição Franciscana de Presépios no Convento Santo Antonio está focada na preservação, valorização e difusão da manifestação da cultura presepista de cunho erudito e popular de diversos países.O evento também se configura como uma oportunidade de compreender e apresentar a data natalina fora da perspectiva comercial, permitindo restabelecer a tradição cultural do Natal e as mensagens positivas às quais está relacionado.

1ª Exposição Franciscana de presépios
Convento Santo Antônio
Largo da Carioca, S/Nº
Centro - Rio de Janeiro - RJ


Contato:
tel.: (21) 2262 0129
E-mail: frroger@franciscanos.org.br

Abertura será no dia 15 após a missa das 10h

Visitação
De 15 de dezembro de 2015 a 06 de janeiro de 2016
Seg à Sex.: 9h às 18h
Sáb.: 8h às 11h

Entrada Gratuita

*Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e
01 de janeiro não haverá visitação.


Fonte: Frei Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...